TY - JOUR
T1 - O livro didático de língua portuguesa entre o ensino de gramática e a reflexão linguística
AU - González, César Augusto
AU - Gil, Maitê Moraes
PY - 2018/12/10
Y1 - 2018/12/10
N2 - Neste estudo, busca-se traçar considerações sobre a posição do livro didático no contínuo entre o ensino de gramática e a reflexão linguística. Propõe-se uma investigação sobre o trabalho comas formas linguísticas proposto por duas coleções de Língua Portuguesa e, simultaneamente, o apontamento de questões acerca dos impactos do Programa Nacional do Livro Didático sobre esse tipo de tarefa. A análise foi guiada por cinco subquestões e dividida em duas etapas, sendo a primeira de descrição dos dados, os quais foram, na segunda etapa, alvo de reflexão. A partir disso, pode-se traçar considerações acerca do tratamento dado aos textos mobilizados para a tematização de formas linguísticas (especificamente, metáfora e concordância verbal) e da abordagem às próprias formas. Inicialmente, entende-se que os textos tinham como objetivo o ensino de gramática e, geralmente, os seus sentidos não foram trabalhados. Ainda, o trabalho com as formas linguísticas permanece, predominantemente, próximo ao polo do ensino de gramática, agarrado à tradição normativa, apesar dos estudos que sugerem o deslocamento para o polo da reflexão linguística. Finalmente, parece que o PNLD, mesmo levando à atualização e qualificação dos LD, não tem sido capaz de induzir mudanças significativas na concepção das tarefas de trabalho com as formas linguísticas.
AB - Neste estudo, busca-se traçar considerações sobre a posição do livro didático no contínuo entre o ensino de gramática e a reflexão linguística. Propõe-se uma investigação sobre o trabalho comas formas linguísticas proposto por duas coleções de Língua Portuguesa e, simultaneamente, o apontamento de questões acerca dos impactos do Programa Nacional do Livro Didático sobre esse tipo de tarefa. A análise foi guiada por cinco subquestões e dividida em duas etapas, sendo a primeira de descrição dos dados, os quais foram, na segunda etapa, alvo de reflexão. A partir disso, pode-se traçar considerações acerca do tratamento dado aos textos mobilizados para a tematização de formas linguísticas (especificamente, metáfora e concordância verbal) e da abordagem às próprias formas. Inicialmente, entende-se que os textos tinham como objetivo o ensino de gramática e, geralmente, os seus sentidos não foram trabalhados. Ainda, o trabalho com as formas linguísticas permanece, predominantemente, próximo ao polo do ensino de gramática, agarrado à tradição normativa, apesar dos estudos que sugerem o deslocamento para o polo da reflexão linguística. Finalmente, parece que o PNLD, mesmo levando à atualização e qualificação dos LD, não tem sido capaz de induzir mudanças significativas na concepção das tarefas de trabalho com as formas linguísticas.
KW - PNLD
KW - Grammar teaching
KW - Linguistic reflection
KW - PNLD
KW - Ensino de gramática
KW - Reflexão linguística
M3 - Article
VL - 9
SP - 300
EP - 332
JO - SOCIODIALETO
JF - SOCIODIALETO
IS - 25
ER -