TY - GEN
T1 - O mal-estar discente numa escola do outro século
T2 - II Seminário Internacional
AU - Baptista, Carla
AU - Alves, José Matias
PY - 2017
Y1 - 2017
N2 - O objetivo desta comunicação é compreender as perceções dos alunos, referenciados como tendo um nível elevado de sucesso académico, sobre o(s) sentido (s) do seu processo de escolarização. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito do paradigma qualitativo, pretendendo-se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos. Os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana do centro do Porto, junto de vinte e um alunos (três grupos de sete alunos - 9º, 10º e 12º anos), ao longo do 3º período do ano letivo 2014/2015, através da técnica focus group. Os dados recolhidos e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, não podendo embora ser generalizáveis, permitem-nos concluir que, no caso estudado, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão de uma gramática escolar que não deveria já existir, marcando negativamente a sua vivência escolar nas dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor. Quanto à escola como locus de socialização, a visão é mais positiva.
AB - O objetivo desta comunicação é compreender as perceções dos alunos, referenciados como tendo um nível elevado de sucesso académico, sobre o(s) sentido (s) do seu processo de escolarização. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito do paradigma qualitativo, pretendendo-se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos. Os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana do centro do Porto, junto de vinte e um alunos (três grupos de sete alunos - 9º, 10º e 12º anos), ao longo do 3º período do ano letivo 2014/2015, através da técnica focus group. Os dados recolhidos e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, não podendo embora ser generalizáveis, permitem-nos concluir que, no caso estudado, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão de uma gramática escolar que não deveria já existir, marcando negativamente a sua vivência escolar nas dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor. Quanto à escola como locus de socialização, a visão é mais positiva.
KW - Pupil's voice
KW - Pupils' perceptions
KW - Meaning(s) of school
KW - Voz dos alunos
KW - Perceções dos alunos
KW - Sentido(s) da escola
M3 - Conference contribution
SP - 353
EP - 370
BT - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
A2 - Machado, Joaquim
A2 - Palmeirão, Cristina
A2 - Cabral, Ilidia
A2 - Baptista, Isabel
A2 - Azevedo, Joaquim
A2 - Alves, José Matias
A2 - Roldão, Maria do Céu
PB - Universidade Católica Portuguesa
CY - Porto
Y2 - 20 July 2017 through 21 July 2017
ER -