TY - JOUR
T1 - O momento da avaliação na intervenção precoce
T2 - o envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do asq-2 dos 30 aos 60 meses
AU - Grac̈a, Patrícia Roberto de Meireles
AU - Teixeira, Maria de la Salete da Cunha
AU - Lopes, Sónia Cristiana Gonc̈alves
AU - Serrano, Ana Maria da Silva Pereira Henriques
AU - Campos, Adriano Rockland Siqueira
PY - 2010
Y1 - 2010
N2 - A relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.
AB - A relação entre pais e profissionais de saúde e de educação é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esta se torna ainda mais essencial em crianças que apresentam risco de desenvolvimento. Essa mesma relação é valorizada numa abordagem centrada na família tendo implicações significativas nas práticas nos diferentes contextos e na sua aplicabilidade, exigindo que os profissionais assumam novos papéis e que aprendam novas competências no trabalho com as famílias. Estas competências concretizam-se nos primeiros contactos com a família desde o momento da avaliação até à efetiva prestação de serviços. A realização deste estudo surgiu da necessidade constatada de envolver os pais desde o primeiro momento do processo em intervenção precoce através de um instrumento formal e de simples aplicação. O ASQ-2 é constituído por 19 questionários divididos por diferentes idades entre os quatro e os 60 meses. Cada questionário é composto por 30 itens divididos pelas áreas de desenvolvimento comunicação, motricidade global, motricidade fina, resolução de problemas e pessoal-social. Este trabalho constitui a análise dos questionários dos 30 aos 60 meses para observar as qualidades psicométricas do ASQ, tendo sido aplicados a uma amostra de conveniência de 127 famílias do distrito de Braga. Foi possível verificar que o ASQ-2 traduzido apresenta resultados atraentes o que significa que poderá vir a ser utilizado pela população portuguesa de pais e profissionais (de saúde e de educação) que pretendam concretizar as suas dúvidas através de um instrumento formal de rastreio e de monitorização do desenvolvimento da criança.
KW - Educação especial
KW - Estimulação precoce
KW - Participação da família
KW - Avaliação
KW - Psicometria
KW - Special education
KW - Early stimulation
KW - Family involvement
KW - Assessment
KW - Psychometrics
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=78049406680&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1590/s1413-65382010000200003
DO - 10.1590/s1413-65382010000200003
M3 - Article
AN - SCOPUS:78049406680
SN - 1413-6538
VL - 16
SP - 177
EP - 196
JO - Revista Brasileira de Educacao Especial
JF - Revista Brasileira de Educacao Especial
IS - 2
ER -