O papel das bibliotecas na investigação científica: perceções, comportamento informacional e impacto

Research output: Types of ThesisDoctoral Thesis

Abstract

A necessidade do acesso à informação científica, enquanto condição indispensável para a geração de novo conhecimento, coloca o problema da informação num papel central no desenvolvimento da ciência. Este trabalho procura perceber a interação entre as bibliotecas especializadas e do ensino superior e as unidades de investigação científica que operam em Portugal, particularmente o papel que as bibliotecas desempenham nos processos de produção e de disseminação da ciência. Essa análise é feita em torno de três vertentes: as perceções mútuas entre bibliotecários e investigadores, o comportamento informacional dos investigadores face às bibliotecas e o impacto das bibliotecas na investigação. Através de um estudo de caso, são analisadas sete Unidades de Investigação & Desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa e nove bibliotecas associadas. Enquadradas no paradigma pragmático e com recurso a métodos mistos, foram utilizadas três técnicas de recolha de dados: análise documental, inquérito por questionário e inquérito por entrevista. Os resultados mostram que das perceções mútuas entre investigadores e bibliotecários emergem duas visões distintas, marcadas pelo desconhecimento e pelas debilidades no diálogo entre as partes. Por um lado, os investigadores mostram uma perceção pragmática sobre as bibliotecas, ao passo que os bibliotecários revelam uma perspetiva otimista e positiva sobre o papel que as bibliotecas exercem. O comportamento informacional face às bibliotecas é entendido pelos investigadores como negativo, surgindo amiúde evidências da dispensabilidade das bibliotecas. A profusão de serviços digitais que competem com as bibliotecas reforça o quase desaparecimento da sua dimensão física e dos seus espaços. Em sentido oposto, os bibliotecários tendem a revelar uma perceção positiva sobre o comportamento informacional dos investigadores face às bibliotecas. Em termos de impacto das bibliotecas na ciência, este é reconhecido de forma insuficiente pelos investigadores, o que pode ser explicado pela ausência detetada de serviços dedicados de apoio à investigação prestados pelas bibliotecas. A falta de recursos humanos e materiais, a concentração nas tarefas relativas ao ensino-aprendizagem e a fragilidade histórica das bibliotecas portuguesas, são outros fatores que podem ajudar a compreender esta perceção. A visão dos investigadores não é partilhada pelos bibliotecários, que tendem a afirmar, numa perspetiva otimista, os efeitos positivos do impacto das bibliotecas. Em face destes resultados, recomenda-se aos investigadores e aos profissionais da informação a mudança de mentalidades, como um elemento essencial da equação que envolve a criação de novos serviços, adequados e próximos das diferentes fases do ciclo de vida da investigação. Esta mudança pode afastar as bibliotecas de uma certa exclusão do futuro, reforçando a sua posição de fornecedora de serviços e de produtos, e transportando-a para uma posição de intervenção ativa na produção e na disseminação da ciência. A chave desta equação é a ideia de parceria entre investigadores e profissionais de informação, concretizada com a imersão destes profissionais em equipas de trabalho multidisciplinares e imbuídas de espírito colaborativo, em prol do desenvolvimento científico.
Original languagePortuguese
Awarding Institution
  • University of Coimbra
Supervisors/Advisors
  • Borges, Maria Manuel, Supervisor, External person
  • Da Silva, Carlos Guardado, Co-supervisor, External person
Award date28 Jun 2019
Publication statusPublished - 28 Jun 2019

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