TY - CONF
T1 - O Projeto MENTORCERT
T2 - I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
AU - Oliveira, Leandro
AU - Cardoso, Eduardo Luís
AU - Teixeira, Graça
PY - 2018/12
Y1 - 2018/12
N2 - Atualmente, as organizações procuram destacar-se prestando cada vez mais atenção a questões relacionadas com os Recursos Humanos, pois estes influenciam fortemente o sucesso organizacional. Logo, aumentou o interesse por parte dos gestores em adotarem práticas inovadoras que ajudem a desenvolver os seus colaboradores (Cameron, Miller, & Tucker, 2007). Dentro das novas práticas adotadas pelas organizações, o mentoring proporciona um processo de desenvolvimento contínuo, sendo um processo flexível, que permite o desenvolvimento do mentee (júnior), a nível profissional e pessoal (Kram & Isabella, 1985; Rekha & Ganesh, 2012). Os programas de mentoring melhoram os recursos humanos internos sendo úteis para as empresas que procuram crescer, atrair e reter colaboradores com um nível de excelência elevado (Allen & O'Brien, 2006). Neste contexto, o projeto MentorCert tem como intuito elaborar um esquema de formação e certificação de mentoria de negócios em conformidade com a norma ISO17024, com vista à oferta 102 de serviços profissionais de mentoria para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) europeias, mas também para projetos iniciais de negócios emergentes de Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é apresentar o MentorCert como um modelo para formação e certificação internacional de mentores para diferentes áreas económicas de interesse europeu. O MentorCert começa com uma análise setorial preparatória prosseguindo com um plano de desenvolvimento, incluindo a oferta e material de formação e o esquema de certificação. O projeto terminará com um conjunto de workshops e cursos piloto em regime e-learning para fins de validação. Espera-se que o projeto desenvolva aptidões e competências de alta qualidade para mentores, alinhados com os principais sectores económicos da União Europeia. Ademais, planeia- se suplementar o currículo em três aspetos: diferentes níveis de afiliação; diferentes setores (como Agroalimentar, Construção, FinTech e Turismo); questões horizontais (empresas emergentes, startups, transição geracional, microempresas). Pretende-se, assim, promover parcerias universidade-empresa através do desenvolvimento de competências para permitir que mentores de negócios operem em setores regionais prioritários, e desenvolvam vias de progressão para a mentoria empresarial.
AB - Atualmente, as organizações procuram destacar-se prestando cada vez mais atenção a questões relacionadas com os Recursos Humanos, pois estes influenciam fortemente o sucesso organizacional. Logo, aumentou o interesse por parte dos gestores em adotarem práticas inovadoras que ajudem a desenvolver os seus colaboradores (Cameron, Miller, & Tucker, 2007). Dentro das novas práticas adotadas pelas organizações, o mentoring proporciona um processo de desenvolvimento contínuo, sendo um processo flexível, que permite o desenvolvimento do mentee (júnior), a nível profissional e pessoal (Kram & Isabella, 1985; Rekha & Ganesh, 2012). Os programas de mentoring melhoram os recursos humanos internos sendo úteis para as empresas que procuram crescer, atrair e reter colaboradores com um nível de excelência elevado (Allen & O'Brien, 2006). Neste contexto, o projeto MentorCert tem como intuito elaborar um esquema de formação e certificação de mentoria de negócios em conformidade com a norma ISO17024, com vista à oferta 102 de serviços profissionais de mentoria para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) europeias, mas também para projetos iniciais de negócios emergentes de Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é apresentar o MentorCert como um modelo para formação e certificação internacional de mentores para diferentes áreas económicas de interesse europeu. O MentorCert começa com uma análise setorial preparatória prosseguindo com um plano de desenvolvimento, incluindo a oferta e material de formação e o esquema de certificação. O projeto terminará com um conjunto de workshops e cursos piloto em regime e-learning para fins de validação. Espera-se que o projeto desenvolva aptidões e competências de alta qualidade para mentores, alinhados com os principais sectores económicos da União Europeia. Ademais, planeia- se suplementar o currículo em três aspetos: diferentes níveis de afiliação; diferentes setores (como Agroalimentar, Construção, FinTech e Turismo); questões horizontais (empresas emergentes, startups, transição geracional, microempresas). Pretende-se, assim, promover parcerias universidade-empresa através do desenvolvimento de competências para permitir que mentores de negócios operem em setores regionais prioritários, e desenvolvam vias de progressão para a mentoria empresarial.
M3 - Abstract
SP - 101
EP - 102
Y2 - 9 July 2018 through 10 July 2018
ER -