Abstract
Tendemos a conceptualizar domínios mais abstractos e intangíveis por similaridade com domínios mais concretos e fundamentamos este mapeamento metafórico na experiência individual e colectiva. Neste estudo, analisaremos as metáforas conceptuais que estruturam o discurso jornalístico da imprensa portuguesa sobre a actual crise financeira e económica e que o tornam comunicativamente eficiente. A análise baseia‑se num corpus de notícias e artigos de opinião de jornais nacionais e económicos publicados entre Setembro de 2008 e Março de 2009 e segue o quadro da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff & Johnson 1980, 1999) e de outras áreas de investigação em Linguística Cognitiva (Geeraerts & Cuyckens 2007). As metáforas conceptuais da crise mais produtivas têm por domínios origem o corpo humano, particularmente os seus estados de doença (crise é doença), perturbações atmosféricas e geofísicas (crise é tempestade/sismo) e a guerra (crise é inimigo). Estas metáforas fundamentam‑se em padrões da experiência corpórea, como as relações ‘dentro‑fora’, ‘em cima‑em baixo’ e ‘força’. Esta corporização das metáforas da crise torna‑as modelos cognitivos com importantes funções ideológicas.
Original language | Portuguese |
---|---|
Pages (from-to) | 11-34 |
Journal | Media & Jornalismo |
Volume | 22 |
Issue number | 1 |
Publication status | Published - 2013 |