O sentido e significado do conforto na experiência vivida do sobrevivente a transplante alogénico de células progenitoras da hematopoiese

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

Abstract

A situação de cronicidade associada à sobrevivência ao Transplante Alogénico de Progenitores da Hematopoiese (TACPH) tem uma prevalência crescente e um impacto significativo na vida e quotidiano de cada sobrevivente (Williams, 2012). Reconhecida a necessidade de refletir sobre este tempo de vida delineámos a seguinte questão de
investigação: Qual o significado e sentido do conforto na experiência vivida do sobrevivente a Transplante Alogénico de Células Progenitoras da Hematopoiese?
A investigação insere-se na fenomenologia da prática de van Manen (2020). Realizámos entrevistas fenomenológicas e narrativas a 20 pessoas submetidas a TACPH, em regime de ambulatório e em remissão.
No processo de análise, seguimos as “etapas” como a epoché, a redução e o vocativo (Manen, 2017). Após a transcrição e compilação de todo o material experiencial procedeu-se à leitura do global; realizou-se uma leitura detalhada e reflexiva; foram colocadas em evidência as unidades temáticas, utilizando o programa Maxqda. A análise foi validada com peritos na temática e método e participantes do estudo.
Da análise emergiram como significado e sentido de conforto o tema “o conforto entrelaçado no desconforto” e subtemas “o conforto como necessidade e desejo” e o “desconforto tangível ao conforto”. Ao subtema "o conforto como necessidade e desejo" surgem como dimensões de significado: “dar tempo à vida”, “viver com bem-estar”, “dar significado aos dias” e “a oportunidade de alcançar a cura”. Ao subtema "desconforto tangível ao conforto" surgiram como dimensões de significado: “limita o seu dia-a-dia”, “agrava-se no período de sobrevivência”, “a demora frusta” e “ameaça o viver”. Os achados permitem uma melhor compreensão do conforto para o sobrevivente a TACPH concretamente reconhecendo-o, como necessidade, uma experiência subjetiva, desejada, sentida na possibilidade de viver e disfrutar do tempo de vida com qualidade em oposição ao sentido de desconforto. Estes resultados revelam coerência, nos significadas encontrados na literatura de enfermagem.
Constituindo estes resultados preliminares da tese de doutoramento, acreditamos que este conhecimento permitirá humanizar e adequar o cuidado de enfermagem, com vista à promoção do conforto pleno.

Palavras chave: Conforto do paciente, Sobrevivente, Transplante de
Células-Tronco Hematopoéticas
Original languageEnglish
Publication statusPublished - 2022
EventI Congresso Internacional de Cuidar em Oncologia - Instituto Politécnico de Bragança, Bragança
Duration: 3 Jun 20223 Jun 2023

Conference

ConferenceI Congresso Internacional de Cuidar em Oncologia
CityBragança
Period3/06/223/06/23

Fingerprint

Dive into the research topics of 'O sentido e significado do conforto na experiência vivida do sobrevivente a transplante alogénico de células progenitoras da hematopoiese'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this