O smartphone desafia o ensinar e o aprender

Francisco Veiga, António Andrade

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

109 Downloads

Abstract

As tecnologias móveis fazem parte da vida do cidadão do século XXI, os smartphones têm um papel importante no mundo das comunicações bem como em muitos outros setores de atividade. Diariamente surgem novos modelos, novas aplicações (apps), diferentes dimensões, novos gadgets e novas funcionalidades. A sua evolução e a incorporação de inúmeras tecnologias não param, promovendo assim a sua utilização e/ou dependência, alterando o dia-a-dia das crianças, dos jovens, dos adultos, e dos diferentes setores de atividade. Redes sociais, jogos em rede, diários, jornais, fotos, agendas são alguns dos seus fatores críticos de sucesso quanto à sua massiva adoção. De um modo geral, em sala de aula, desliga-se e guarda-se o smartphone. A sua utilização na prática letiva em algumas escolas é ainda impensável, mas noutras é uma ferramenta didática com inúmeras potencialidades e formas de utilização que permite responder a novos desafios dos alunos, dos professores e da própria escola. A partir do 2.º ciclo talvez seja mais fácil e provável ter-se um smartphone por aluno do que um computador por aluno em todas as salas de aula. Neste contexto, as salas de aula são hoje salas de informática onde os “computadores” estão em modo suspenso. Tecnologia, capacidade de processamento, armazenamento, meios de comunicação, inovação, criatividade e colaboração são ingredientes que facilmente encontramos num smartphone e que se podem transformar em excelentes ferramentas didáticas, que podem ajudar os alunos a desenvolver competências essenciais tais como a criatividade, comunicação, cooperação e espírito crítico. Tais desafios provocam a emersão do seguinte objetivo de investigação: identificar estratégias para um ensino e aprendizagem anytime, anywhere e with any device.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEducação, territórios e desenvolvimento humano
Subtitle of host publicationatas do III seminário internacional
EditorsIlidia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages302-326
Number of pages25
ISBN (Print)9789895436446
Publication statusPublished - 19 Jul 2019
Event3rd International Seminar Education, Territories and Human Development - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 18 Jul 201919 Jul 2019

Conference

Conference3rd International Seminar Education, Territories and Human Development
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period18/07/1919/07/19

Cite this