O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças

Luísa Orvalho, Maria Joana Veiga Dias Portal, Maria José Lobato

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

11 Downloads

Abstract

Numa sociedade em constante mudança é imperativo reajustar a organização escolar deforma a obter sucesso. A aprendizagem por si só não é suficiente no mercado de trabalho. Há um conjunto de competências necessárias que se impõe ao cidadão do século XXI, competências essas que têm de ser trabalhadas numa escola do século XXI. Essa escola é flexível, moderna, inclusiva, local de construção de saberes, que agrega diferentes necessidades e promove a participação e aprendizagens de todos. O trabalho realizado com base na metodologia do projeto permite a participação de todos, construindo diferentes saberes em ritmos de aprendizagem diferentes e promove o saberem ação, potencializando o trabalho colaborativo, uma vez que os projetos deverão permitir o cruzamento de saberes e competências. É este o desafio emergente na sociedade atual; a capacidade constante de mobilização de competências e saberes, como potencializadores de novas competências e novas aprendizagens, numa sociedade caracterizada por uma mudança permanente. “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças” é partilhado como um exemplo de um projeto integrador desenvolvido pela articulação de disciplinas diferentes com o objetivo de promover nos alunos uma cultura humanista e de cidadania na comunidade escolar.
Original languagePortuguese
Title of host publicationDa igualdade de oportunidades à equidade educativa
Subtitle of host publicationcaminhos de uma inclusão sucedida
EditorsCristina Palmeirão, José Matias Alves
PublisherUniversidade Católica Editora - Porto
Pages67-76
Number of pages10
ISBN (Print)9789898835789
Publication statusPublished - 20 Nov 2019

Cite this