Objetivos de desenvolvimento sustentável em ação na FFCS: o envolvimento dos estudantes da Licenciatura em Serviço Social

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

13 Downloads

Abstract

Para a agenda do Serviço Social é imperiosa a criação de sistemas políticos, económicos, familiares e comunitários que preconizem a sustentabilidade social tendo como foco o “pensamento de sétima geração”, que vocaciona a tomada de decisões com plena consideração do impacto nas futuras gerações (Powers & Rinkel, 2019). Esta perspetiva reforça a importância da reflexão sobre os ODS nas diferentes áreas de intervenção social (Healy, 2017). Entre os aspetos partilhados pelo Serviço Social e os ODS estão duas grandes dimensões: 1) as áreas de intervenção como a pobreza, a fome, a desigualdade, a saúde, a educação, o clima, 2) os valores como a dignidade humana, inclusão, respeito à diversidade, igualdade e não discriminação, empoderamento, cooperação e resiliência (Jayasooria, 2016). Nesta sequência, sobressai o debate não apenas da intervenção dos assistentes sociais no terreno, mas a importância dos programas académicos de serviço social acentuarem a temática dos ODS, procurando-se uma maior consciencialização dos estudantes sobre questões globais (Healy, 2017). Os ODS são parte dos conteúdos programáticos da UC de SSC III da Licenciatura em Serviço Social da FFCS-UCP. E, é nesse enquadramento que desenvolvemos um trabalho de turma que pretendeu refletir sobre o alinhamento da Faculdade com os ODS. Para tal, os estudantes debateram os objetivos procurando identificar as evidências desse alinhamento, definindo ainda novas propostas/ parcerias para a sua concretização. Através da utilização de metodologias de ensino-aprendizagem colaborativas, centradas num projeto comum à turma, foi possível conhecer a temática dos ODS, enquadrá-la teoricamente, operacionalizando os conhecimentos aprendidos. Simultaneamente procurou-se trabalhar a consciência e o comprometimento dos estudantes com os princípios e valores da profissão e dos ODS, num modelo de convivência social inclusivo, justo, promotor de harmonia entre pessoas, planeta e sistema ecológico. Foram dedicadas 22,5h das 67,5h da UC ao ensino-aprendizagem dos ODS concretizadas num trabalho de turma intitulado “FFCS ODS em Ação: o contributo dos estudantes de Serviço Social”. Essas horas foram divididas por 4 momentos. 1º momento (6h): contextualização teórica à cerca dos ODS, trabalhando-se os conceitos-chave de desenvolvimento e sustentabilidade e fazendo um enquadramento histórico. 2º momento (3h): preparação do trabalho de turma com horas dedicadas à operacionalização prática, procurando-se ainda estimular a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem: 1) importância de um projeto coletivo de turma; 2) competências que o projeto permite adquirir enquanto cidadão e futuro profissional; 3) antever dificuldades e pensar que estratégias podem mobilizar para as superar; 4) avaliar a motivação individual e coletiva para a concretização do trabalho. 3º momento (12h): corresponde à fase mais extensa do trabalho, que implicou a pesquisa de diversos textos e variadas sessões de brainstorming em turma. 4º momento (1h30): realização de um Workshop para debater os resultados do trabalho de turma, contando com a presença de membros da Direção e colaboradores da UCP - Braga, onde se debateu o alinhamento da Faculdade com os ODS de forma colaborativa. Considerações finais: os estudantes reconheceram maior alinhamento da ação da FFCS nos ODS 1, 2, 3, 4, 5, 10, 17; apresentaram mais sugestões nos ODS 6, 7, 8, 11, 12, 13; identificando um menor alinhamento nos ODS 9, 14 e 15.
Original languagePortuguese
Title of host publicationX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
PublisherInstituto Politécnico de Leiria
Pages233-235
Number of pages2
ISBN (Print)9789898797896
Publication statusPublished - May 2021
EventX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2021 - Politécnico de Leiria, Leira, Portugal
Duration: 28 May 202128 May 2021

Conference

ConferenceX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2021
Country/TerritoryPortugal
CityLeira
Period28/05/2128/05/21

Cite this