TY - GEN
T1 - Orientação dos estudantes de enfermagem em contexto de prática clínica
AU - Oliveira, Irene
AU - Vieira, Margarida
PY - 2010
Y1 - 2010
N2 - O Ensino Clínico (EC) constitui, dentro do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), um componente de extrema importância. O artigo pretende apresentar o modelo de orientação de estudantes de enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ensino Clínico, que se encontra em implementação num dos hospitais parceiros na formação. Faz-se uma revisão da evolução dos modelos de orientação e da prática que antecedeu este modelo nas instituições em causa e apresenta-se o modelo e estratégias que têm sido implementadas, bem como os resultados da sua avaliação na fase exploratória. Vários são os problemas encontrados na orientação em EC, tais como a falta de preparação dos enfermeiros dos Serviços, a sobrecarga de trabalho e o seu desconhecimento acerca dos objectivos da EC. Os estudos mencionados na revisão da literatura e a nossa recente experiência acerca do modelo “Serviço-Escola”, têm revelado que a colaboração existente entre as Escolas de Enfermagem e as Instituições de Saúde onde a EC se realiza, pode ser importante para a promoção da aprendizagem dos alunos. No entanto, é ainda, necessária investigação que venha a contribuir no futuro para a clarificação e compreensão desta problemática.
AB - O Ensino Clínico (EC) constitui, dentro do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE), um componente de extrema importância. O artigo pretende apresentar o modelo de orientação de estudantes de enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ensino Clínico, que se encontra em implementação num dos hospitais parceiros na formação. Faz-se uma revisão da evolução dos modelos de orientação e da prática que antecedeu este modelo nas instituições em causa e apresenta-se o modelo e estratégias que têm sido implementadas, bem como os resultados da sua avaliação na fase exploratória. Vários são os problemas encontrados na orientação em EC, tais como a falta de preparação dos enfermeiros dos Serviços, a sobrecarga de trabalho e o seu desconhecimento acerca dos objectivos da EC. Os estudos mencionados na revisão da literatura e a nossa recente experiência acerca do modelo “Serviço-Escola”, têm revelado que a colaboração existente entre as Escolas de Enfermagem e as Instituições de Saúde onde a EC se realiza, pode ser importante para a promoção da aprendizagem dos alunos. No entanto, é ainda, necessária investigação que venha a contribuir no futuro para a clarificação e compreensão desta problemática.
KW - Orientação
KW - Ensino clínico
KW - Estudantes de enfermagem
KW - Dedicated education unit
KW - Serviço-escola
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=84907068487&partnerID=8YFLogxK
M3 - Conference contribution
AN - SCOPUS:84907068487
SN - 9781934272954
T3 - CISCI 2010 - Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernetica e Informatica, 7to Simposium Iberoamericano en Educacion, Cibernetica e Informatica, SIECI 2010 - Memorias
SP - 30
EP - 33
BT - CISCI 2010 - Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernetica e Informatica, 7to Simposium Iberoamericano en Educacion, Cibernetica e Informatica, SIECI 2010 - Memorias
PB - International Institute of Informatics and Systemics, IIIS
T2 - 9th Ibero-American Conference on Systems, Cybernetics and Informatics, CISCI 2010, Jointly with the 7th Ibero-American Symposium on Education, Cybernetics and Informatics, SIECI 2010
Y2 - 29 June 2010 through 2 July 2010
ER -