Orientações curriculares para a educação pré-escolar: potencial para o desenvolvimento vocacional na infância

Íris. M. Oliveira, Bruna Rodrigues, Maria do Céu Taveira, Ana Daniela Silva, Cátia Marques

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

181 Downloads

Abstract

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)baseiam-se numa perspetiva sistémica, que valoriza a agência e os contextosde vida da criança. Essa perspetiva cruza-se com a da Psicologia daEducação, especificamente da Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. A literatura sugere que as crianças são socializadas para o trabalho e desenvolvem competências básicas de carreira como a exploração, com impacto em processos posteriores (e.g., ajustamento académico). Esta comunicação visa sensibilizar psicólogos/as da educação para o potencial das OCEPE na promoção do desenvolvimento vocacional das crianças. Atendendo ao enquadramento geral das OCEPE, o desenvolvimento vocacional pode ser articulado, por exemplo, com a diversidade sociocultural. A área de conteúdo Conhecimento do Mundo constitui a que mais explicitamente se pode associar ao desenvolvimento vocacional na infância, mas outras áreas apresentam também potencial. Retiram-se conclusões e precauções para práticas psicológicas de promoção do desenvolvimento vocacional na infância, articuladas com as OCEPE.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Place of PublicationBraga
PublisherUniversidade do Minho
Pages251-256
ISBN (Electronic)9789898525512
Publication statusPublished - 2017
Externally publishedYes
EventII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Universidade do Minho, Braga, Portugal
Duration: 2 Jun 20173 Jun 2017
Conference number: 2

Conference

ConferenceII Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Abbreviated titleII ENJIE
Country/TerritoryPortugal
CityBraga
Period2/06/173/06/17

Cite this