Abstract
As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)baseiam-se numa perspetiva sistémica, que valoriza a agência e os contextosde vida da criança. Essa perspetiva cruza-se com a da Psicologia daEducação, especificamente da Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. A literatura sugere que as crianças são socializadas para o trabalho e desenvolvem competências básicas de carreira como a exploração, com impacto em processos posteriores (e.g., ajustamento académico). Esta comunicação visa sensibilizar psicólogos/as da educação para o potencial das OCEPE na promoção do desenvolvimento vocacional das crianças. Atendendo ao enquadramento geral das OCEPE, o desenvolvimento vocacional pode ser articulado, por exemplo, com a diversidade sociocultural. A área de conteúdo Conhecimento do Mundo constitui a que mais explicitamente se pode associar ao desenvolvimento vocacional na infância, mas outras áreas apresentam também potencial. Retiram-se conclusões e precauções para práticas psicológicas de promoção do desenvolvimento vocacional na infância, articuladas com as OCEPE.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação |
Place of Publication | Braga |
Publisher | Universidade do Minho |
Pages | 251-256 |
ISBN (Electronic) | 9789898525512 |
Publication status | Published - 2017 |
Externally published | Yes |
Event | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Universidade do Minho, Braga, Portugal Duration: 2 Jun 2017 → 3 Jun 2017 Conference number: 2 |
Conference
Conference | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação |
---|---|
Abbreviated title | II ENJIE |
Country/Territory | Portugal |
City | Braga |
Period | 2/06/17 → 3/06/17 |