Os pilares invisíveis da família: perceção da experiência familiar por adultos mais velhos

Translated title of the contribution: The invisible pillars of a family: perception of family experience by older adults

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

Abstract

A experiência familiar constitui-se como “um universo singular e irrepetível” para cada pessoa (Rebelo-Pinto y Ribeiro, 2016, p. 178). Partindo da proposta de Beutler et al. (1989), as autoras destacam algumas das suas características mais relevantes, que sintetizamos. Desde logo, a natureza de permanência das relações humanas, sem definição de limites temporais; o modo como o individuo se sobrepõe ao seu papel, sendo reconhecido pelas suas características e não por aquilo que faz; a valorização da experiência de “ser” face ao objetivo de “ter” e, ainda, a singularidade dos afetos e da intensidade emocional decorrente. Também na esfera cognitiva se revela a singularidade da experiência familiar, em particular no que diz respeito aos valores e às expectativas que cada pessoa constrói sobre os outros e sobre o mundo. A experiência familiar caracteriza-se ainda pela simultaneidade de processos que, sem cessar, se entrecruzam num quadro policrónico e multidimensional. Para os mais velhos, a família tem claramente lugar de relevo, quer como agente, gerador ou perturbador de bemestar, quer como objeto de intenções e ações no sentido de o promover ou salvaguardar.
Translated title of the contributionThe invisible pillars of a family: perception of family experience by older adults
Original languagePortuguese
Title of host publicationInternational handbook for the advancement of science
EditorsM.P. Bermúdez, M. Guillot
PublisherThomson Reuters
Number of pages6
Volume1
Edition1
Publication statusPublished - Oct 2022

Fingerprint

Dive into the research topics of 'The invisible pillars of a family: perception of family experience by older adults'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this