Perceções e intenções de futuras educadoras de infância na utilização de tecnologias digitais na prática pedagógica: estudo de caso no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESELx

Rita Brito, Catarina Tomás, Manuela Duarte Rosa

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

A literatura científica refere que a adoção das tecnologias digitais em ambiente educativo depende das perceções e atitudes dos /as (futuros /as) profissionais perante estas. A investigação realizada com as estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa teve como objetivo mapear as suas perceções e intenções, relativamente à utilização de tecnologias digitais na sua prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico optou-se pelo questionário online aplicado a 39 estudantes. A análise dos dados remete para perceções positivas relativamente às tecnologias e a sua utilização no trabalho com crianças pequenas. Não obstante, manifestam incertezas sobre essa utilização na sua futura prática profissional.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPerceções e intenções de futuras educadoras de infância na utilização de tecnologias digitais na prática pedagógica
PublisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Pages47-52
Number of pages6
ISBN (Print)9789899573390
Publication statusPublished - 2017
Externally publishedYes
EventXIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional - Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Nov 201711 Nov 2017

Conference

ConferenceXIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period9/11/1711/11/17

Cite this