Abstract
A independência permitiu que o governo moçambicano se instituísse e buscasse expandir a rede escolar no país, do ensino primário ao superior. O investimento empreendido para a formação do Homem tinha como um dos principais fundamentos colocar profissionais a produzir renda para o desenvolvimento da nação. Porém, presencia-se nos últimos anos, um cenário de dificuldades na inserção de parte dos graduados nos vários sistemas de ensino, no mercado de trabalho, seja, na razão da fraca qualidade da formação, rede deficitária de produção e políticas de empregabilidade. O presente artigo procura compreender como os estudantes finalistas da região norte de Moçambique percepcionam a transição «universidade - mercado de trabalho». Num âmbito mais restrito, o artigo identifica os desafios encontrados na aquisição de trabalho; afere o processo de preparação académica beneficiada; as perspectivas, caraterísticas e aproximações do mercado nacional de trabalho. Para a sua construção, foi privilegiada uma metodologia de índole qualitativa, com auxílio de entrevistas (26 estudantes finalistas e 5 gestores pedagógicos de IES presentes no Norte de Moçambique). O processo de colecta de dados decorreu entre os anos 2014 a 2016, ficando o estudo concluído em 2017. Os dados obtidos revelam que a transição para o mercado de trabalho é muito deficitária. Na razão está o facto de se relegar a responsabilidade da empregabilidade para o governo, a partir do aparelho do Estado. Os estudantes concebem habilidades e praticas correspondentes ao empreendedorismo, sendo que se antecipam, na eventualidade de trabalhar noutras áreas. Outro dos factores dual, associa-se a qualidade de ensino de que se beneficiam, demarcada em um cenário de desafios, necessidade eleição de formação baseada em competências, forte monitoria e iniciativas de investimentos.
Translated title of the contribution | Perspetiva do estudante universitário face à transição para o mercado de trabalho no norte de Moçambique |
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Original language | French |
Pages (from-to) | 83-93 |
Number of pages | 11 |
Journal | Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento |
Volume | 1 |
Issue number | 9 |
Publication status | Published - 2018 |