TY - JOUR
T1 - Peter Pan e infância eterna
T2 - sob o signo da criança heroica
AU - Araújo, Alberto Filipe
AU - Araújo, Joaquim Machado de
AU - Mont’alverne, Iduína
PY - 2019/5/20
Y1 - 2019/5/20
N2 - Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.
AB - Este artigo traça o retrato de Peter Pan como criança que persiste em manter o estado de infância e apresenta a sua natureza mítica e arquetipal. Ancora-se nos contributos de Jung, da história da mitologia e da hermenêutica simbólica de Gilbert Durand. Das lições advindas da leitura e análise da obra de Barrie, é preciso recordar que as pessoas crescidas se esquecem de alçar voos, pois se afastam da imaginação, recalcam-na, recusam-na mesmo em nome da razão, do lado diurno, solar, patriarcal da vida, em detrimento do lado noturno, místico, lunar, matriarcal da vida.
KW - Mytocritics
KW - Peter Pan
KW - Eternal childhod
KW - Symbolism
KW - Mitocrítica
KW - Peter Pan
KW - Infância eterna
KW - Simbolismo
U2 - 10.29286/rep.v28i68.8403
DO - 10.29286/rep.v28i68.8403
M3 - Article
SN - 2238-2097
VL - 28
SP - 485
EP - 505
JO - Revista de Educação Pública
JF - Revista de Educação Pública
IS - 68
ER -