@inproceedings{49eecaade67947e788bd4c654709efcb,
title = "Pol{\'i}ticas educativas no ensino superior de Angola e din{\^a}micas de autoregula{\c c}{\~a}o institucional: um estudo de caso",
abstract = "Angola disp{\~o}e de um sistema jur{\'i}dico e normativo centralizado. O Estado, enquanto garante do bem p{\'u}blico, regula a a{\c c}{\~a}o educativa a n{\'i}vel do ensino superior de forma amb{\'i}gua. Este modo de agir pode ser um obst{\'a}culo, uma oportunidade e desafio. Pode ser um obst{\'a}culo para as institui{\c c}{\~o}es com dificuldade de afirma{\c c}{\~a}o identit{\'a}ria, socializadas numa depend{\^e}ncia burocr{\'a}tica que esperam tudo do Estado Central. Pode ser uma oportunidade e um desafio para as institui{\c c}{\~o}es que aproveitam as ambiguidades e margens de autonomia para definirem um projeto de metamorfose e de afirma{\c c}{\~a}o das suas qualidades de inova{\c c}{\~a}o e de desenvolvimento. Propomo-nos a estudar se as institui{\c c}{\~o}es, designadamente de natureza privada, constroem a sua autonomia e se afirmam na promo{\c c}{\~a}o das qualidades da educa{\c c}{\~a}o e da forma{\c c}{\~a}o que ministram. E, em caso, afirmativo, que l{\'o}gicas de a{\c c}{\~a}o adotam e desenvolvem. Para o efeito, pretendemos com recurso a uma metodologia mista, realizar um conjunto de quatro estudos complementares. ",
keywords = "Autonomia das escolas, Qualidade, Excel{\^e}ncia, L{\'o}gicas de a{\c c}{\~a}o",
author = "{Da Silva}, {S{\'o}nia Burity} and Alves, {Jos{\'e} Matias}",
year = "2019",
month = jul,
day = "18",
language = "Portuguese",
isbn = "9789895436446",
pages = "295--301",
editor = "Ilidia Cabral and Machado, {Joaquim } and Palmeir{\~a}o, {Cristina } and Baptista, {Isabel } and Azevedo, {Joaquim } and Alves, {Jos{\'e} Matias } and Rold{\~a}o, {Maria do C{\'e}u }",
booktitle = "Educa{\c c}{\~a}o, territ{\'o}rios e desenvolvimento humano",
publisher = "Universidade Cat{\'o}lica Portuguesa",
address = "Portugal",
}