Políticas educativas no ensino superior de Angola e dinâmicas de autoregulação institucional: um estudo de caso

Sónia Burity Da Silva, José Matias Alves

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Abstract

Angola dispõe de um sistema jurídico e normativo centralizado. O Estado, enquanto garante do bem público, regula a ação educativa a nível do ensino superior de forma ambígua. Este modo de agir pode ser um obstáculo, uma oportunidade e desafio. Pode ser um obstáculo para as instituições com dificuldade de afirmação identitária, socializadas numa dependência burocrática que esperam tudo do Estado Central. Pode ser uma oportunidade e um desafio para as instituições que aproveitam as ambiguidades e margens de autonomia para definirem um projeto de metamorfose e de afirmação das suas qualidades de inovação e de desenvolvimento. Propomo-nos a estudar se as instituições, designadamente de natureza privada, constroem a sua autonomia e se afirmam na promoção das qualidades da educação e da formação que ministram. E, em caso, afirmativo, que lógicas de ação adotam e desenvolvem. Para o efeito, pretendemos com recurso a uma metodologia mista, realizar um conjunto de quatro estudos complementares.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEducação, territórios e desenvolvimento humano
Subtitle of host publicationatas do III seminário internacional
EditorsIlidia Cabral, Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages295-301
Number of pages7
ISBN (Print)9789895436446
Publication statusPublished - 18 Jul 2019

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