Práticas de recursos humanos e motivação laboral: uma análise à luz da teoria da autodeterminação

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

A temática das práticas de Recursos Humanos (RH) e motivação laboral contempla dois aspetos com relevância na vida profissional das pessoas. As práticas de RH revelam bastante importância para o bom funcionamento das organizações. Por sua vez, a motivação laboral baseiase nas razões que levam o colaborador a exercer uma determinada função, podendo estas razões assumir uma natureza de motivações intrínsecas e/ou extrínsecas ou verificar-se a ausência de motivação. As motivações intrínsecas implicam realizar um trabalho por uma questão de gosto genuíno ou por considerar pessoalmente importante esforçar-se no trabalho. As motivações extrínsecas consistem em realizar um trabalho porque as pessoas sentem que se não se esforçarem o suficiente podem ficar desempregadas. A ausência de motivação no trabalho implica as pessoas não verem razões para se esforçar pelo mesmo. Com uma amostra de 154 trabalhadores portugueses, testou-se a relação entre a perceção das práticas de RH e a motivação laboral. As Práticas de RH foram medidas através da Human Resources Practice Measure de Sobral et al (2019). As motivações foram medidas através da Multidimensional Work Motivation Scale de Gagné et al. (2015). Os resultados da investigação permitiram observar que quanto mais positiva a perceção das Práticas de RH, menos ausência de motivação e menos razões de motivação extrínseca, por parte dos colaboradores. Adicionalmente, foi possível observar que uma perceção mais positiva das Práticas de RH parece contribuir para aumentar a motivação dos colaboradores por razões intrínsecas. As implicações teóricas e práticas destes resultados serão discutidas.
Original languageEnglish
Title of host publicationXI simpósio nacional de investigação em psicologia
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Psicologia
Pages44-44
Number of pages1
ISBN (Print)9789899660663
Publication statusPublished - Jun 2022
EventXI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
Duration: 20 Jun 202222 Jun 2022

Conference

ConferenceXI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Country/TerritoryPortugal
CityVila Real
Period20/06/2222/06/22

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Práticas de recursos humanos e motivação laboral: uma análise à luz da teoria da autodeterminação'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this