Abstract
A transição para a vida ativa exige o desenvolvimento de competências vocacionais que contribuem para a empregabilidade dos(as) jovens e que podem ser intencionalmente estimuladas mediante experiências de contacto com o mercado laboral, durante a escolarização. Estas estão previstas no currículo dos cursos de educação e formação e dos cursos profissionais, através da formação em contexto de trabalho. Este estudo avalia uma prática de infusão curricular na preparação dos(as) estudantes para aquela experiência, desenvolvida pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) de uma escola secundária do norte do país. Adaptou-se um guia de atividades e colaborou-se com professores(as)
para a sua implementação. Avaliaram-se tais contributos em dois focus group – um conduzido com docentes e outro com estudantes após a formação em contexto de trabalho. No primeiro, os resultados espelham a adequação das condições propostas para aplicar as atividades e o alcance dos objetivos. No
segundo, os(as) discentes consideram que são preparados(as) por atividades práticas nas aulas, visitas de estudo e pelos contactos de professores(as) com entidades laborais. Valorizam-se ainda dificuldades encontradas, sugestões para as superar e pistas para a futura atuação do SPO. A discussão centra-se nos
contributos da infusão curricular na intervenção vocacional e da consultadoria em contexto escolar.
para a sua implementação. Avaliaram-se tais contributos em dois focus group – um conduzido com docentes e outro com estudantes após a formação em contexto de trabalho. No primeiro, os resultados espelham a adequação das condições propostas para aplicar as atividades e o alcance dos objetivos. No
segundo, os(as) discentes consideram que são preparados(as) por atividades práticas nas aulas, visitas de estudo e pelos contactos de professores(as) com entidades laborais. Valorizam-se ainda dificuldades encontradas, sugestões para as superar e pistas para a futura atuação do SPO. A discussão centra-se nos
contributos da infusão curricular na intervenção vocacional e da consultadoria em contexto escolar.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Atas do II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos |
Place of Publication | Braga |
Publisher | Universidade do Minho |
Pages | 557-566 |
ISBN (Print) | 9789898525130 |
Publication status | Published - 2012 |
Externally published | Yes |
Event | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” - Braga, Portugal Duration: 12 Jul 2012 → 13 Jul 2012 Conference number: 2 |
Conference
Conference | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Braga |
Period | 12/07/12 → 13/07/12 |