Abstract
Original language | Portuguese |
---|---|
Patent number | PT105073 |
IPC | A61K36/28,A61K38/01,A61K38/08 |
Priority date | 26/04/10 |
Filing date | 26/04/10 |
Publication status | Refused/Withdrawn - 9 Nov 2015 |
Cite this
- APA
- Author
- BIBTEX
- Harvard
- Standard
- RIS
- Vancouver
}
Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Patent No.: PT105073. Nov 09, 2015.
Research output: Patent
TY - PAT
T1 - Processo de obtenção de extractos peptídicos bioactivos através da hidrólise de proteínas de soro de leite com enzimas de cynara cardunculus, referidos extractos e respectivas utilizações
AU - Malcata, Francisco Xavier Delgado Domingos Antunes
AU - Pintado, Maria Manuela Estevez
AU - Tavares, Tania Sofia Granja
AU - Maria, Manuela Faria Amorim
AU - Rui, Manuel Matos Meireles de Barros
AU - Carvalho, João Ernesto de
AU - Pereira, Carlos José Dias
AU - Henriques, Marta Helena Fernandes
AU - Recio, Isidra Sanchez
AU - Ramos, Mercedes Gonzalez
PY - 2015/11/9
Y1 - 2015/11/9
N2 - A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de extractos peptídicos de proteínas do soro do leite, por hidrólise de uma ou mais proteínas ou péptidos que contêm as sequências de aminoácidos de péptidos bioactivos, utilizando, para esse efeito, enzimas proteolíticas, em particular cardosinas e outras enzimas similares produzidas por espécies de cynara. Alternativamente, os péptidos podem obter-se por síntese química ou por processos enzimáticos e/ou fermentativos. O processo coberto pela presente invenção permite obter concentrados proteicos e peptídicos com baixo teor em lactose e sais, que apresentam actividades biológicas úteis para a formulação de produtos nas indústrias alimentar e farmacêutica. Assim, os hidrolisados, e as suas fracções ou péptidos resultantes deste processo, podem ser utilizados em produtos alimentares, actuando como conservantes dos mesmos, ou então, após a sua ingestão, reforçando as defesas naturais do organismo. Também podem ser utilizados na elaboração de produtos farmacêuticos dirigidos a doenças, particularmente para facilitar o controlo da pressão arterial e/ou infecções bacterianas, e processos inflamatórios e ulcerogénicos. A invenção amplia as aplicações das proteínas lácteas, contribuindo assim para o aproveitamento e revalorização em particular do soro de leite.
AB - A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de extractos peptídicos de proteínas do soro do leite, por hidrólise de uma ou mais proteínas ou péptidos que contêm as sequências de aminoácidos de péptidos bioactivos, utilizando, para esse efeito, enzimas proteolíticas, em particular cardosinas e outras enzimas similares produzidas por espécies de cynara. Alternativamente, os péptidos podem obter-se por síntese química ou por processos enzimáticos e/ou fermentativos. O processo coberto pela presente invenção permite obter concentrados proteicos e peptídicos com baixo teor em lactose e sais, que apresentam actividades biológicas úteis para a formulação de produtos nas indústrias alimentar e farmacêutica. Assim, os hidrolisados, e as suas fracções ou péptidos resultantes deste processo, podem ser utilizados em produtos alimentares, actuando como conservantes dos mesmos, ou então, após a sua ingestão, reforçando as defesas naturais do organismo. Também podem ser utilizados na elaboração de produtos farmacêuticos dirigidos a doenças, particularmente para facilitar o controlo da pressão arterial e/ou infecções bacterianas, e processos inflamatórios e ulcerogénicos. A invenção amplia as aplicações das proteínas lácteas, contribuindo assim para o aproveitamento e revalorização em particular do soro de leite.
M3 - Patent
M1 - PT105073
Y2 - 2010/04/26
PB - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
ER -