Abstract
O modelo de análise que será apresentado foi construído no âmbito de uma investigação cuja problemática se situou ao nível dos processos organizacionais das escolas e a sua relação com (in)sucesso escolar. Na investigação realizada foi eleito como objeto de investigação os fatores que promovem a inconsistência dos processos e dos resultados educativos. O modelo mobilizou várias dimensões de análise, desde a sala de aula ao contexto educativo. Como nas organizações escolares as diferentes variáveis se entrelaçam e se influenciam mutuamente, não existindo fronteiras rígidas a separá-las, o modelo esboçado cruzou variáveis, de uma forma dinâmica, partindo de uma pluralidade das lentes teóricas convocadas, cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias com vista à leitura desta realidade complexa, inscrita em múltiplas subjetividades.
Original language | Portuguese |
---|---|
Title of host publication | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano |
Subtitle of host publication | atas do IV Seminário Internacional |
Editors | Ilídia Cabral, Diana Mesquita |
Place of Publication | Porto |
Publisher | Universidade Católica Portuguesa |
Pages | 338-350 |
Number of pages | 13 |
ISBN (Electronic) | 9789895309863 |
Publication status | Published - 2021 |
Event | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal Duration: 22 Jul 2021 → 24 Jul 2021 https://www.porto.ucp.pt/IV-Educacao-Territorios-Desenvolvimento-Humano |
Seminar
Seminar | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" |
---|---|
Country/Territory | Portugal |
City | Porto |
Period | 22/07/21 → 24/07/21 |
Internet address |