Processos organizacionais das escolas e o (in)sucesso escolar: um modelo de análise

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

4 Downloads

Abstract

O modelo de análise que será apresentado foi construído no âmbito de uma investigação cuja problemática se situou ao nível dos processos organizacionais das escolas e a sua relação com (in)sucesso escolar. Na investigação realizada foi eleito como objeto de investigação os fatores que promovem a inconsistência dos processos e dos resultados educativos. O modelo mobilizou várias dimensões de análise, desde a sala de aula ao contexto educativo. Como nas organizações escolares as diferentes variáveis se entrelaçam e se influenciam mutuamente, não existindo fronteiras rígidas a separá-las, o modelo esboçado cruzou variáveis, de uma forma dinâmica, partindo de uma pluralidade das lentes teóricas convocadas, cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias com vista à leitura desta realidade complexa, inscrita em múltiplas subjetividades.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Subtitle of host publicationatas do IV Seminário Internacional
EditorsIlídia Cabral, Diana Mesquita
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages338-350
Number of pages13
ISBN (Electronic)9789895309863
Publication statusPublished - 2021
EventIV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 22 Jul 202124 Jul 2021
https://www.porto.ucp.pt/IV-Educacao-Territorios-Desenvolvimento-Humano

Seminar

SeminarIV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period22/07/2124/07/21
Internet address

Cite this