Abstract
O modelo de análise que será apresentado foi construído no âmbito de uma investigação cuja problemática se situou ao nível dos processos organizacionais das escolas e a sua relação com (in)sucesso escolar. Na investigação realizada foi eleito como objeto de investigação os fatores que promovem a inconsistência dos processos e dos resultados educativos. O modelo mobilizou várias dimensões de análise, desde a sala de aula ao contexto educativo. Como nas organizações escolares as diferentes variáveis se entrelaçam e se influenciam mutuamente, não existindo fronteiras rígidas a separá-las, o modelo esboçado cruzou variáveis, de uma forma dinâmica, partindo de uma pluralidade das lentes teóricas convocadas, cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias com vista à leitura desta realidade complexa, inscrita em múltiplas subjetividades.
| Original language | Portuguese |
|---|---|
| Title of host publication | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano |
| Subtitle of host publication | atas do IV Seminário Internacional |
| Editors | Ilídia Cabral, Diana Mesquita |
| Place of Publication | Porto |
| Publisher | Universidade Católica Portuguesa |
| Pages | 338-350 |
| Number of pages | 13 |
| ISBN (Electronic) | 9789895309863 |
| Publication status | Published - 2021 |
| Event | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal Duration: 22 Jul 2021 → 24 Jul 2021 https://www.porto.ucp.pt/IV-Educacao-Territorios-Desenvolvimento-Humano |
Seminar
| Seminar | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano" |
|---|---|
| Country/Territory | Portugal |
| City | Porto |
| Period | 22/07/21 → 24/07/21 |
| Internet address |