Projeto piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais

José Reis Lagarto, Herminia Marques, Joana Viana, Rita Brito, Sandra Fradão

Research output: Contribution to conferencePosterpeer-review

1 Downloads

Abstract

A investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso – casos múltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de análise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteúdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizações educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionário. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores Técnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.º, 5.º, 6.º, 7.º, 9.º e 10.º anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiência de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas características dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O único aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se à qualidade de acesso à Internet nos espaços escolares. Nos vários contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemático ao nível da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem específicos de cada contexto curricular.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 1 Jun 2022
EventMy Research 2022: Comunicar saberes no presente global | Disseminating knowledge in the global present - Universidade Católica Portuguesa, Lisbon, Portugal
Duration: 1 Jun 20221 Jun 2022

Conference

ConferenceMy Research 2022
Country/TerritoryPortugal
CityLisbon
Period1/06/221/06/22

Keywords

  • Digital technologies
  • Digital school books
  • Education
  • School

Cite this