Projeto piloto de inovação pedagógica: as dinâmicas de uma inovação instituinte

Paula Catarina Moreira da Silva Pinto, José Matias Alves

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Abstract

A uniformidade e padronização dos processos organizacionais da gramática escolar vigente não se adequam à heterogeneidade emergente dos alunos e dos seus interesses, o que tem gerado desmotivação pela(s) aprendizagem(ens), insucesso educativo e abandono escolar. Assiste-se, a partir de 2016, em Portugal, a uma transformação acentuada na oportunidade que é dada às escolas na conceção de novos projetos e novas formas de trabalhar, numa lógica bottom-up, pretendendo com isso adequar o currículo aos alunos e elevar as oportunidades de sucesso educativo. Desejamos entender esses novos caminhos nas suas (in)coerências e (in)consistências, conhecendo os modos de gestão do currículo e as dimensões organizacionais mobilizadas, por uma das escolas que deliberou integrar o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), designada- mente, ao nível do currículo, organização de tempos e espaços, agrupamento de alunos/professores e recursos humanos e materiais. Esta comunicação faz parte de uma investigação mais ampla realizada ao nível de doutoramento em Ciências da Educação e, pretendemos, nesta circunstância, compreender as categorias organizacionais selecionadas pela escola, assim como as complexidades encontradas e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma perspetiva qualiquanti e usamos como fonte de dados, entrevistas semiestruturadas aos membros da direção e coordenação [N=3], um questionário aos professores [N= 49] e análise de conteúdo de narrativas a investigadores [N=4] que visitaram o Agrupamento de Escolas A análise e tratamento de dados destas diversas fontes permite-nos concluir que existiu particular atenção numa gestão mais integrada do currículo, tendo por base as aprendizagens essenciais e o novo perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória. Verifica-se uma gestão mais sensata dos tempos e espaços dedicados à aprendizagem, assente em práticas mais colaborativas e numa avaliação essencialmente formativa dos alunos. No entanto, a implementação do Projeto identifica alguns potenciais oponentes, como Encarregados de Educação e Professores, que não se reveem nesta inovação instituinte.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLivro de resumos do XVII Congresso da Socidedade Portuguesa de Ciências da Educação
Subtitle of host publicationEducação, Liberdade e Democracia
Editors eventQualia
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Pages28-29
Number of pages2
ISBN (Electronic)9789899539082
Publication statusPublished - Nov 2024
EventXVII Congresso da SPCE: Educação, Liberdade e Democracia - Faculdade de Piscologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto , Portugal
Duration: 14 Nov 202416 Nov 2024

Conference

ConferenceXVII Congresso da SPCE
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period14/11/2416/11/24

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