Projetos educativos: da exigência legal às dinâmicas construção/implementação e avaliação nas organizações escolares de Luanda – estudo de caso

Luís Paulo Ernesto*, José Matias Alves

*Corresponding author for this work

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Abstract

Investigação elege como objeto de estudo os Projetos educativos das organizações escolares de Luanda, procurando analisar as dinâmicas de elaboração, implementação e avaliação, em três contextos educativos específicos (Angola). Os objetivos centrais do estudo consistem em saber se as escolas têm efetivamente os projetos educativos, qual a sua gramática e efeitos nas práticas educativas. Para o efeito, o estudo será desenvolvido à luz da abordagem qualitativa, e as estratégias de investigação passam por uma revisão narrativa da literatura, estudo de caso múltiplo. Os instrumentos de pesquisa serão as entrevistas aos membros de direção de escola, questionários dirigidos aos professores, análise documental e grupo de discussão focalizada. Os resultados espetáveis procuram descobrir, se: PEE orienta e regula a ação dos órgãos da escola? PEE orienta e regula as práticas docentes e discentes? PEE é um processo de melhoria das práticas educativas ou um ritual tendencialmente inútil? E porquê?
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas V Seminário Internacional
Subtitle of host publicationEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
EditorsIlídia Cabral, Diana Mesquita
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages62-66
Number of pages5
ISBN (Electronic)9789895370733
Publication statusPublished - Dec 2023
EventV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 20 Jul 202322 Jul 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Conference

ConferenceV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Abbreviated titleV_SIETDH
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period20/07/2322/07/23
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