Promoção do sucesso escolar: um estudo de caso multifocal

Sónia Lopes, Ilídia Cabral

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Este trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do desenvolvimento, no presente ano letivo, de dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. O trabalho consiste na realização de um estudo tipo caso, numa escola que se situa num lugar onde a economia agropecuária é preponderante e a paisagem e habitat permanecem essencialmente organizados em função dela. Consequentemente, em muitos alunos, coexistem traços de urbanidade e traços de ruralidade e de uma certa interioridade. Muitos alunos revelam carências sociais, económicas e afetivas, os seus pais/ encarregados de educação apresentam um baixo nível de escolaridade e o interesse pelas atividades escolares dos seus educandos vai decrescendo à medida que o nível de ensino vai progredindo. A escola implementa um conjunto alargado de medidas de promoção de sucesso escolar, contudo não se tem obtido o sucesso desejado. Que medidas são essas? Como são aplicadas? O presente estudo procura respostas para as questões levantadas, focando-se na forma como a escola se organiza para o sucesso, como implementa as medidas delineadas e quais os impactos que as mesmas têm tido na melhoria dos resultados dos alunos
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do I Seminário Internacional
Subtitle of host publicationEducação, Território e Desenvolvimento Humano
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages370-374
Number of pages5
Volume2
ISBN (Print)9789899948600
Publication statusPublished - 2015
EventI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 23 Jun 201524 Jun 2015

Conference

ConferenceI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period23/06/1524/06/15

Cite this