Promovendo a inclusão na educação especial: estratégias e desafios

Ana Betariz de Faria Marques, Jederson Willian Pereira de Castro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

118 Downloads

Abstract

A educação inclusiva é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou necessidades especiais. No entanto, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos para garantir políticas públicas e uma educação de qualidade. Este trabalho tem por objetivo analisar e implementar um programa de Educação Especial para melhoraria e acesso dos alunos com deficiência e necessidades especiais nas escolas do município se Sete Lagoas/MG. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram- se observações em três escolas, foram feitas pesquisas e entrevistas com pais de alunos especiais e professores da educação especial. A partir dos dados obtidos, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram a falta de acesso a recursos e equipamentos necessários para uma educação inclusiva de qualidade, desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de cursos de capacitação e formação continuada para professores e equipe escolar para atender às especificidades dos alunos especiais, falta de acessibilidade escolar, desconhecimento dos pais a cerca dos direitos dos filhos especiais, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para promoção da acessibilidade, formação continuada para professores e equipe escolar sobre educação inclusiva e metodologias específicas para atender às necessidades dos alunos com deficiência ou necessidades especiais, avaliação individualizada desses alunos para identificar suas habilidades e necessidades específicas e adaptação do currículo e atividades de acordo com cada aluno, adoção de tecnologias assistidas para alunos com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual; campanhas de sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre a importância da educação inclusiva e a valorização das diferenças individuais.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas V Seminário Internacional
Subtitle of host publicationEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
EditorsIlídia Cabral, Diana Mesquita
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Portuguesa
Pages102-106
Number of pages5
ISBN (Electronic)9789895370733
Publication statusPublished - Dec 2023
EventV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
Duration: 20 Jul 202322 Jul 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Conference

ConferenceV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Abbreviated titleV_SIETDH
Country/TerritoryPortugal
CityPorto
Period20/07/2322/07/23
Internet address

Cite this