TY - JOUR
T1 - Reconhecimento de aprendizagens prévias
T2 - breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
AU - Amorim, José Pedro Melo Rosa
PY - 2012/1/1
Y1 - 2012/1/1
N2 - Este texto procura identificar um conjunto de potencialidades e de riscos associados a diversos dispositivos de reconhecimento de aprendizagens prévias. Propomos uma análise com sete vetores: desenvolvimento dos sujeitos, acesso à educação e formação, eficiência da educação e formação, disputas internacionais e desempenho dos Estados-nações, mudança institucional e reconhecimento como possível prática regulatória, reaproximação da educação, da formação e do emprego e, finalmente, o sucesso. No final, executamos uma sintonia em quatro andamentos, onde defendemos o papel que o reconhecimento de aprendizagens prévias pode ter no cumprimento da aprendizagem ao longo da vida e, também, a sua muito possível compatibilidade com os fundamentos da Pedagogia Social. Acabamos, então, por dizer que o fim, desde o princípio, é o verbo: ser, superar-se, solidamente suportado no saber, no querer e no poder – bem como no reconhecer, que os interliga.
AB - Este texto procura identificar um conjunto de potencialidades e de riscos associados a diversos dispositivos de reconhecimento de aprendizagens prévias. Propomos uma análise com sete vetores: desenvolvimento dos sujeitos, acesso à educação e formação, eficiência da educação e formação, disputas internacionais e desempenho dos Estados-nações, mudança institucional e reconhecimento como possível prática regulatória, reaproximação da educação, da formação e do emprego e, finalmente, o sucesso. No final, executamos uma sintonia em quatro andamentos, onde defendemos o papel que o reconhecimento de aprendizagens prévias pode ter no cumprimento da aprendizagem ao longo da vida e, também, a sua muito possível compatibilidade com os fundamentos da Pedagogia Social. Acabamos, então, por dizer que o fim, desde o princípio, é o verbo: ser, superar-se, solidamente suportado no saber, no querer e no poder – bem como no reconhecer, que os interliga.
KW - Recognition of prior learning
KW - Lifelong learning
KW - New publics
KW - New opportunities
KW - Reconhecimento de aprendizagens prévias
KW - Aprendizagem ao longo da vida
KW - Novos públicos
KW - Novas oportunidades
U2 - 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
DO - 10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
M3 - Article
SN - 1646-7280
SP - 43
EP - 73
JO - Cadernos de Pedagogia Social
JF - Cadernos de Pedagogia Social
IS - 4
ER -