Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida

Ana Sofia Pereira Rodrigues Azevedo

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

4 Downloads

Abstract

O presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).
Original languagePortuguese
Pages (from-to)59-66
Number of pages8
JournalCadernos de Pedagogia Social
Issue number1
DOIs
Publication statusPublished - 1 Jan 2007

Cite this