TY - BOOK
T1 - (Re)criar o património
T2 - caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em Portugal
AU - Gago, Ana Luísa dos Reis Fernandes
PY - 2025/4/24
Y1 - 2025/4/24
N2 - A programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património.
AB - A programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património.
KW - Investigação-criação
KW - Património cultural
KW - Participação
KW - Recriação patrimonial
KW - Residência artística
KW - Arts-based research
KW - Cultural heritage
KW - Participation
KW - Heritage re-creation
KW - Artistic residency
M3 - Doctoral Thesis
ER -