TY - JOUR
T1 - (Re)descoberta de esperança na família da criança com doença crônica através do genograma e ecomapa
AU - Charepe, Zaida Borges
AU - Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva
AU - Vieira, Margarida Maria da Silva
AU - Neto, Luís Miguel Vicente Afonso
N1 - Funding Information:
We thank Warren H. Wagner Jr. and Lena Struwe for stimulating discussion and providing us with important literature sources about the historical biogeography of South America and Africa. We also thank John T. Mickel for sharing his observations on the relationships of American and African Elaphoglossum, and Ronnie Viane for his comments on Asplenium in African. We also thank Josephine Camus, Barbara S. Parris, and J. E Roux for their helpful reviews of the manuscript. Part of the senior author's early work on this project was supported by a Faculty Scholarship Award from the University of Arkansas at Little Rock while he was an Associate Professor in the Biology Department there.
PY - 2011
Y1 - 2011
N2 - Nos contextos do cuidar da família da criança com doença crônica, vários têm sido os desafios que se colocam às equipes de enfermagem, no âmbito da promoção de esperança, em contexto da avaliação e intervenção familiar. O genograma e ecomapa constituem-se como veículos para uma compreensão mais aprofundada dos vínculos e padrões de interação da família. Pretendemos apresentar a utilização do genograma e ecomapa na identificação dos recursos de esperança junto a mães de crianças com doença crônica. Trata-se de uma investigação qualitativa, onde foram identificados os factores que influenciam a esperança nos grupos de ajuda mútua. A colheita de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada a vinte mães, de Julho de 2009 a Junho de 2010. Os resultados permitiram identificar os padrões de interação em esperança, os atributos pessoais dos seus membros, a base espiritual e as memórias moralizantes, possibilitando uma reflexão acerca da rede familiar, como rede de força, resiliência e empowerment.
AB - Nos contextos do cuidar da família da criança com doença crônica, vários têm sido os desafios que se colocam às equipes de enfermagem, no âmbito da promoção de esperança, em contexto da avaliação e intervenção familiar. O genograma e ecomapa constituem-se como veículos para uma compreensão mais aprofundada dos vínculos e padrões de interação da família. Pretendemos apresentar a utilização do genograma e ecomapa na identificação dos recursos de esperança junto a mães de crianças com doença crônica. Trata-se de uma investigação qualitativa, onde foram identificados os factores que influenciam a esperança nos grupos de ajuda mútua. A colheita de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada a vinte mães, de Julho de 2009 a Junho de 2010. Os resultados permitiram identificar os padrões de interação em esperança, os atributos pessoais dos seus membros, a base espiritual e as memórias moralizantes, possibilitando uma reflexão acerca da rede familiar, como rede de força, resiliência e empowerment.
KW - Família
KW - Crianças com deficiência
KW - Confiança
KW - Pesquisa qualitativa
KW - Family
KW - Disabled children
KW - Trust
KW - Qualitative research
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=79961008707&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.1590/S0104-07072011000200018
DO - 10.1590/S0104-07072011000200018
M3 - Article
AN - SCOPUS:79961008707
SN - 0104-0707
VL - 20
SP - 349
EP - 358
JO - Texto e Contexto Enfermagem
JF - Texto e Contexto Enfermagem
IS - 2
ER -