TY - JOUR
T1 - Relação entre anomalias no processamento visual e o comportamento social em crianças com perturbações do Espectro do Autismo e Síndrome de Williams
AU - Abreu , Ana Maria
PY - 2009
Y1 - 2009
N2 - Neste artigo de revisão, abordo as vicissitudes da percepção visual. Procuro pôr em relação algumas das diferentes contribuições teóricas, clínicas e experimentais que parecem indicar um Þ o condutor entre os défices de percepção visual de baixo nível e as dificuldades sociais ditas de alto nível. Ao longo desta dissertação, estabeleço um paralelismo entre estes dados e duas perturbações do desenvolvimento: as Perturbações do Espectro do Autismo e a Síndrome de Williams. Este paralelismo vem justificar um modelo teórico prévio e alargar as suas inferências. Estas inferências vêm clarificar a forma como diferentes factores tais como o cérebro em desenvolvimento, as experiências visuais, os défices perceptivos, e a força da recompensa, contribuem para o estabelecimento de um comportamento visual e, em última instância, para o estabelecimento do comportamento social.
AB - Neste artigo de revisão, abordo as vicissitudes da percepção visual. Procuro pôr em relação algumas das diferentes contribuições teóricas, clínicas e experimentais que parecem indicar um Þ o condutor entre os défices de percepção visual de baixo nível e as dificuldades sociais ditas de alto nível. Ao longo desta dissertação, estabeleço um paralelismo entre estes dados e duas perturbações do desenvolvimento: as Perturbações do Espectro do Autismo e a Síndrome de Williams. Este paralelismo vem justificar um modelo teórico prévio e alargar as suas inferências. Estas inferências vêm clarificar a forma como diferentes factores tais como o cérebro em desenvolvimento, as experiências visuais, os défices perceptivos, e a força da recompensa, contribuem para o estabelecimento de um comportamento visual e, em última instância, para o estabelecimento do comportamento social.
M3 - Article
SN - 0873-464X
VL - 16
SP - 19
EP - 38
JO - Revista de Educação Especial e Reabilitação
JF - Revista de Educação Especial e Reabilitação
ER -