TY - BOOK
T1 - Relação entre as alianças estratégicas, o capital intelectual e o desempenho: um estudo aplicado às PME de base tecnológica
AU - Ferreira, António José Mendes
PY - 2016/10/7
Y1 - 2016/10/7
N2 - Com a globalização a competitividade entre as empresas tem aumentado, tendo a sobrevivência de muitas delas sido colocada em causa, pois não conseguem isoladamente fazer face às exigências dos mercados em constante turbulência. O modelo de empresas que competem de uma forma isolada tem perdido interesse nos últimos anos. Nas últimas duas décadas, tem-se caminhado para uma perspetiva em que as empresas consideram que aliando-se a outras podem mais facilmente enfrentar a incerteza e a complexidade do meio envolvente em constante mutação. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência das alianças estratégicas sobre o desempenho nas pequenas e médias empresas (PME) de base tecnológica e verificar se o capital intelectual desempenha o papel de mediador nessa relação. Para alcançar este objetivo optou-se por um estudo quantitativo, cujos dados foram recolhidos por questionários dirigidos ao órgão de gestão de PME industriais de base tecnológica, através dos quais se obtiveram 257 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e aos modelos com equações estruturais. Os resultados obtidos mostram que as alianças estratégicas exercem uma forte influência sobre o desempenho e o capital intelectual das PME estudadas e evidenciam ainda que o capital intelectual exerce uma forte influência sobre o desempenho deste setor de empresas. Os resultados obtidos revelam ainda que o capital intelectual exerce a função de mediador na relação entre as alianças estratégicas e o desempenho. Assim pode-se efetivamente concluir que existe uma forte ligação entre as alianças estratégicas, o capital intelectual e o desempenho nas PME industriais de base tecnológica. Como contribuições deste estudo para a teoria realça-se, em primeiro lugar, a ligação existente entre os três constructos objeto do estudo. Em segundo lugar salienta-se a importância do capital intelectual, na medida em que o seu desenvolvimento potencia o efeito das alianças estratégicas no desempenho, constituindo, tal facto, o grande contributo deste estudo para a teoria. Relativamente às implicações do estudo para a prática empresarial convém salientar que as alianças estratégicas e o capital intelectual são elementos importantes para as PME industriais de base tecnológica, pois têm a capacidade de potenciar o desempenho deste tipo de empresas. Deste modo sugere-se aos gestores deste segmento de empresas que considerem estes elementos como ferramentas de gestão importantes para aumentar a competitividade das suas empresas.
AB - Com a globalização a competitividade entre as empresas tem aumentado, tendo a sobrevivência de muitas delas sido colocada em causa, pois não conseguem isoladamente fazer face às exigências dos mercados em constante turbulência. O modelo de empresas que competem de uma forma isolada tem perdido interesse nos últimos anos. Nas últimas duas décadas, tem-se caminhado para uma perspetiva em que as empresas consideram que aliando-se a outras podem mais facilmente enfrentar a incerteza e a complexidade do meio envolvente em constante mutação. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência das alianças estratégicas sobre o desempenho nas pequenas e médias empresas (PME) de base tecnológica e verificar se o capital intelectual desempenha o papel de mediador nessa relação. Para alcançar este objetivo optou-se por um estudo quantitativo, cujos dados foram recolhidos por questionários dirigidos ao órgão de gestão de PME industriais de base tecnológica, através dos quais se obtiveram 257 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e aos modelos com equações estruturais. Os resultados obtidos mostram que as alianças estratégicas exercem uma forte influência sobre o desempenho e o capital intelectual das PME estudadas e evidenciam ainda que o capital intelectual exerce uma forte influência sobre o desempenho deste setor de empresas. Os resultados obtidos revelam ainda que o capital intelectual exerce a função de mediador na relação entre as alianças estratégicas e o desempenho. Assim pode-se efetivamente concluir que existe uma forte ligação entre as alianças estratégicas, o capital intelectual e o desempenho nas PME industriais de base tecnológica. Como contribuições deste estudo para a teoria realça-se, em primeiro lugar, a ligação existente entre os três constructos objeto do estudo. Em segundo lugar salienta-se a importância do capital intelectual, na medida em que o seu desenvolvimento potencia o efeito das alianças estratégicas no desempenho, constituindo, tal facto, o grande contributo deste estudo para a teoria. Relativamente às implicações do estudo para a prática empresarial convém salientar que as alianças estratégicas e o capital intelectual são elementos importantes para as PME industriais de base tecnológica, pois têm a capacidade de potenciar o desempenho deste tipo de empresas. Deste modo sugere-se aos gestores deste segmento de empresas que considerem estes elementos como ferramentas de gestão importantes para aumentar a competitividade das suas empresas.
M3 - Doctoral Thesis
T3 - Autor da tese
ER -