Relação família-escola: perceções de pais e professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola

Translated title of the contribution: Family-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school

Inês Fontes, Madalena Boissel, Lurdes Veríssimo, Elisa Veiga

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

6 Downloads

Abstract

A relação Família-Escola contribui de forma inequívoca para o sucesso escolar dos alunos (Epstein, 1995). Desta forma, importa conhecer quais as práticas de relação Família-Escola e compreender quais os fatores que facilitam e quais os que bloqueiam esta relação. Participaram neste estudo seis diretores de turma (DT) do 9.º ano e doze pais destes alunos, que frequentavam três estabelecimentos de ensino privado da área metropolitana do Porto. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, procurando-se aceder à experiência individual de cada um destes elementos, privilegiando uma lógica indutiva e interpretativa. Os resultados apontam no sentido de os DT valorizarem o papel dos pais no processo educativo dos seus filhos, criando diversas oportunidades para a participação dos mesmos, ajustando as formas de comunicação e promovendo o seu envolvimento. Esta atitude positiva dos DT, que procuram ajustar-se às disponibilidades dos pais, é percecionada por estes como facilitadora da relação, sendo os contactos informais muito valorizados por pais e professores. No final são apontadas limitações resultantes no número dos participantes envolvidos e especificidade do contexto.
Translated title of the contributionFamily-school relationship: perceptions of parents and teachers regarding parental involvement in school
Original languagePortuguese
Pages (from-to)157-174
Number of pages18
JournalRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Issue number10
DOIs
Publication statusPublished - 2010

Cite this