TY - CHAP
T1 - Schools 4.0
T2 - III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
AU - Rocha, Laura
AU - Orvalho, Luísa
PY - 2019/7/19
Y1 - 2019/7/19
N2 - O quadro concetual que esteve na génese do modelo inovador do Ensino Profissional, na década de 90, está a fazer 30 anos. Assume-se a urgência de se construir um referencial que reafirme os seus princípios estruturantes à luz das novas exigências do século XXI e acabe de vez com a conceção tradicional de escola dos séculos XIX e XX, que não funciona no contexto atual. Uma escola capaz de formar a pessoa, o cidadão e o profissional para viver e trabalhar na 4ª Revolução Industrial, orientada para a mudança positiva, para repensar as práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas e identificar as mudanças a introduzir numa/para Uma Escola Profissional do Futuro/ Uma Escola 4.0. Para responder a estes desafios do Ensino Profissional, a “Rede de Escolas 4.0”, constituiu uma parceria transnacional para desenvolver um Intelectual Output (IO), a nível europeu, no âmbito do programa Erasmus +, Ação Chave II, Projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202- O4774463, com a duração de 3 anos. A parceria é constituída por 4 escolas da “Rede de Escolas 4.0”, por três outras entidades com diferentes valências e abrangência geográfica da Dinamarca, Grécia e Bélgica e com a consultoria científica e pedagógica de investigadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Católica Porto, Portugal. Para a disseminação deste IO, conta-se, especialmente, com o envolvimento da EfVET para a promoção, divulgação e dinamização de ações de formação, durante os 6 meses após o términus do projeto, e com as plataformas School Education Gatway, e-Twinning e EPALE. Seguindo uma metodologia de investigação naturalista, e uma abordagem estratégica de aproximação à Appreciative Inquiry (AI), no 1º ciclo, do Ciclo (AI- 5), aplicou-se um inquérito por questionário aos stakeholders internos de todas as escolas da parceria, para avaliação das suas expetativas e da perceção do estado da arte da escola atual. O objetivo desta comunicação é dar a conhecer os resultados resultantes da aplicação deste inquérito.
AB - O quadro concetual que esteve na génese do modelo inovador do Ensino Profissional, na década de 90, está a fazer 30 anos. Assume-se a urgência de se construir um referencial que reafirme os seus princípios estruturantes à luz das novas exigências do século XXI e acabe de vez com a conceção tradicional de escola dos séculos XIX e XX, que não funciona no contexto atual. Uma escola capaz de formar a pessoa, o cidadão e o profissional para viver e trabalhar na 4ª Revolução Industrial, orientada para a mudança positiva, para repensar as práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas e identificar as mudanças a introduzir numa/para Uma Escola Profissional do Futuro/ Uma Escola 4.0. Para responder a estes desafios do Ensino Profissional, a “Rede de Escolas 4.0”, constituiu uma parceria transnacional para desenvolver um Intelectual Output (IO), a nível europeu, no âmbito do programa Erasmus +, Ação Chave II, Projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202- O4774463, com a duração de 3 anos. A parceria é constituída por 4 escolas da “Rede de Escolas 4.0”, por três outras entidades com diferentes valências e abrangência geográfica da Dinamarca, Grécia e Bélgica e com a consultoria científica e pedagógica de investigadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Católica Porto, Portugal. Para a disseminação deste IO, conta-se, especialmente, com o envolvimento da EfVET para a promoção, divulgação e dinamização de ações de formação, durante os 6 meses após o términus do projeto, e com as plataformas School Education Gatway, e-Twinning e EPALE. Seguindo uma metodologia de investigação naturalista, e uma abordagem estratégica de aproximação à Appreciative Inquiry (AI), no 1º ciclo, do Ciclo (AI- 5), aplicou-se um inquérito por questionário aos stakeholders internos de todas as escolas da parceria, para avaliação das suas expetativas e da perceção do estado da arte da escola atual. O objetivo desta comunicação é dar a conhecer os resultados resultantes da aplicação deste inquérito.
KW - Pedagogical innovation reference of vocacional education for the 21st century
KW - School network 4..0
KW - Vocational school of the future
KW - EQAVET framework
KW - Referencial de inovação pedagógica do ensino profissional para o século XXI
KW - Rede de escolas 4.0
KW - Escola profissional do futuro
KW - Quradro EQAVET
M3 - Chapter
SN - 9789895436446
SP - 272
EP - 294
BT - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
A2 - Cabral, Ilidia
A2 - Machado, Joaquim
A2 - Palmeirão, Cristina
A2 - Baptista, Isabel
A2 - Azevedo, Joaquim
A2 - Alves, José Matias
A2 - Roldão, Maria do Céu
PB - Universidade Católica Portuguesa
CY - Porto
Y2 - 18 July 2019 through 19 July 2019
ER -