Sensibilidade emocional dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de cuidar

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

15 Downloads

Abstract

O interesse pelo ensino/aprendizagem, com enfoque particular no estudante, é parte integrante da nossa trajectória profissional e funciona como estímulo para continuar a aperfeiçoar o conhecimento nesta área. Esta reflexão surge de um processo de investigação que nos encontramos a desenvolver, mas também (e sobretudo) de questões que frequentemente colocamos a nós próprios e permitem estabelecer a analogia existente entre duas dimensões – saúde e educação - que se caracterizam por relações de estreita interdependência e nos têm levado a investir na articulação entre teoria e prática por considerarmos esta área um desafio à educação em enfermagem no séc. XXI. A educação em enfermagem não se deve confinar ao processo técnico e científico, mas também sublinhar o desenvolvimento pessoal do estudante pelo papel gerador que tem em todas as competências, nomeadamente as de natureza relacional. Não podemos separar dimensões cognitivas, afectivas, sociais e emocionais se pretendemos desocultar os factores que estão na base do desenvolvimento da aprendizagem do cuidar em enfermagem. Para aprender a cuidar, consideramos imprescindível não só poder e querer fazê-lo, mas também ser capaz de usar o conhecimento e as competências que permitam unir a forma ao conteúdo, a quantidade à qualidade e a razão à sensibilidade emocional.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEmoções em saúde
Subtitle of host publicationcontributos
EditorsAndré Fernandes, Ângela Santos, Cristina Barros, Eva Guilherme, Maria João Martins, Maria João Miranda, Nuno Silva, Rafaela Vilela
PublisherCorrente Dinâmica
Pages36-53
ISBN (Print)9789899661714
Publication statusPublished - 2010
EventEmoções em Saúde - Cine Teatro de Ourém, Fátima, Portugal
Duration: 22 Oct 201023 Oct 2010

Conference

ConferenceEmoções em Saúde
Country/TerritoryPortugal
CityFátima
Period22/10/1023/10/10

Cite this