TY - JOUR
T1 - O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social
T2 - entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativa
AU - Monteiro, Daniela
AU - Branco, Francisco
PY - 2021
Y1 - 2021
N2 - O serviço social é uma profissão reconhecida pela sua intervenção junto das populações em situação de vulnerabilidade social. Mas, não se reduz a esta dimensão e a investigação tem ganho cada vez mais espaço na prática dos profissionais e destaque na literatura da área. Assim, importa compreender como formamos os estudantes e futuros profissionais neste domínio. Neste artigo, apresentamos uma parte de um estudo mais amplo sobre o ensino da investigação na formação inicial em serviço social, onde pretendemos conhecer e compreender as orientações metodológicas de investigação lecionadas na formação inicial em serviço social a partir da visão dos professores. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, cujas unidades de análise são três cursos de Licenciatura em Serviço Social em Portugal, onde foram entrevistados 12professores. Os dados revelaram a preocupação que as IES (Instituições de Ensino Superior) demonstraram em garantir aos estudantes um conhecimento transversal das diferentes abordagens metodológicas, independentemente das tendências que marcam atualmente as investigações produzidas pelos assistentes sociais, o seu interesse ou adequação à área disciplinar e às metodologias preferencialmente adotadas pelos próprios professores enquanto investigadores. Conclui-se, ainda, que, não obstante esta transversalidade, verifica-se uma predominância da metodologia qualitativa nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de serviço social numa associação com a natureza da intervenção da profissão.
AB - O serviço social é uma profissão reconhecida pela sua intervenção junto das populações em situação de vulnerabilidade social. Mas, não se reduz a esta dimensão e a investigação tem ganho cada vez mais espaço na prática dos profissionais e destaque na literatura da área. Assim, importa compreender como formamos os estudantes e futuros profissionais neste domínio. Neste artigo, apresentamos uma parte de um estudo mais amplo sobre o ensino da investigação na formação inicial em serviço social, onde pretendemos conhecer e compreender as orientações metodológicas de investigação lecionadas na formação inicial em serviço social a partir da visão dos professores. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, cujas unidades de análise são três cursos de Licenciatura em Serviço Social em Portugal, onde foram entrevistados 12professores. Os dados revelaram a preocupação que as IES (Instituições de Ensino Superior) demonstraram em garantir aos estudantes um conhecimento transversal das diferentes abordagens metodológicas, independentemente das tendências que marcam atualmente as investigações produzidas pelos assistentes sociais, o seu interesse ou adequação à área disciplinar e às metodologias preferencialmente adotadas pelos próprios professores enquanto investigadores. Conclui-se, ainda, que, não obstante esta transversalidade, verifica-se uma predominância da metodologia qualitativa nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de serviço social numa associação com a natureza da intervenção da profissão.
KW - Social work
KW - Undergraduate training
KW - Research methodology
KW - Qualitative methodology
KW - Serviço social
KW - Formação graduada
KW - Metodologia de investigação
KW - Metodologia qualitativa
U2 - 10.36367/ntqr.7.2021.95-106
DO - 10.36367/ntqr.7.2021.95-106
M3 - Article
VL - 7
SP - 95
EP - 106
JO - New Trends in Qualitative Research
JF - New Trends in Qualitative Research
SN - 2184-7770
ER -