Tecnologias de informação e comunicação na educação: representações e imagens

Cristiane de Oliveira Fiorentini, Ariane Franco Lopes da Silva

Research output: Contribution to conferencePaperpeer-review

4 Downloads

Abstract

O estudo objetiva compreender o que os professores pensam sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, e encontra apoio teórico-metodológico na teoria das representações sociais idealizada por Serge Moscovici (1978). Trata-se de um recorte de uma investigação maior que desenvolveu um instrumento diversificado com associação livre de palavras, questionários, questão metafórica e seleção de imagens com professores do ensino fundamental I e II e do ensino médio. A pesquisa foi online e ocorreu no início da pandemia causada pelo Covid-19. Esses professores participaram de um curso de formação continuada sobre as TICs na educação no âmbito de um programa de formação continuada da Secretaria de Educação. Nesse recorte, apresentamos os resultados coletados de 292 professores do ensino médio da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Os resultados e análises apresentados nesse estudo referem-se à questão metafórica ‘Se as TICs fossem um objeto, que objeto seria? Por quê?’, e da seleção de imagens onde os professores deveriam selecionar o EMOJI que melhor representa o sentimento dos seus colegas professores em relação às TICs. As respostas à questão das metáforas e da seleção de imagens foram catalogadas, classificadas em categorias e analisadas segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As justificativas apresentadas para as metáforas foram transcritas para um único documento e processadas pelo software Iramuteq (2000), conforme os estudos de Reinert (1983). Os resultados indicam que as RS sobre as TICs se objetivam em imagens e palavras que traduzem os materiais didáticos tradicionalmente utilizados em sala de aula e se ancoram nos conhecimentos culturalmente produziados e compartilhados sobre o ensinar e o aprender. Os resultados da pesquisa podem subsidiar programas e projetos de formação continuada de professores que promovam ressignificações dos modelos mais tradicionais de dar aula, de ensinar e de aprender.
Original languagePortuguese
Pages12869-12878
Number of pages10
Publication statusPublished - 2021
EventXV Congresso Nacional de Educação: EDUCERE - Curitiba, Brazil
Duration: 27 Sept 202130 Sept 2021

Conference

ConferenceXV Congresso Nacional de Educação
Abbreviated titleEDUCERE 2021
Country/TerritoryBrazil
CityCuritiba
Period27/09/2130/09/21

Cite this