Testemunho de um projeto integrador da EPRALIMA "As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações)": aprender por projetos

Elisabete Martins, Luísa Orvalho

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapterpeer-review

1 Downloads

Abstract

Falar em Novos Ambientes Educativos leva-nos a remeter o discurso para Metodologia de Trabalho de Projeto. Este capítulo apresenta essencialmente um testemunho de uma professora de português da EPRALIMA que vivenciou com os seus alunos a experiência de fazer aprender por projetos. Esta pedagogia foi implementada com maior relevância e de forma mais estruturada e planeada nesta escola no âmbito de um plano formativo (Re)Aprender a ensinar e avaliar nos cursos profissionais: o saber em ação”3. Com este testemunho visou-se demonstrar que os alunos são capazes de ter um papel ativo no processo de aprendizagem, no processo de construção do saber e do saber-fazer. Este projeto, em particular, surgiu de um desejo de juntar a disciplina de português, mais concretamente a educação literária, a uma disciplina fundamental da área técnica do curso Técnico de Desenho Digital 3D, de modo a conciliar conteúdos curriculares das duas disciplinas aos interesses e motivações dos alunos. O objetivo de tornar o estudo da obra mais apelativo concretizar-se-ia e, simultaneamente, permitir-se-ia aos alunos a mobilização de capacidades e de saberes para a realização de um produto que seria da autoria deles, desde o seu planeamento, passando pelo seu desenvolvimento e execução até ao momento da apresentação pública.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEscola e mudança
Subtitle of host publicationconstruindo autonomias, flexibilidade e novas gramáticas de escolarização: os desafios essenciais
EditorsCristina Palmeirão, José Matias Alves
Place of PublicationPorto
PublisherUniversidade Católica Editora
Pages94-106
Number of pages13
ISBN (Print)9789898835543
Publication statusPublished - Nov 2018

Cite this