TY - JOUR
T1 - O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
AU - Gonçalves , Alexandra
AU - Ribeiro, Célia
PY - 2016/1/1
Y1 - 2016/1/1
N2 - A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
AB - A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
KW - Specific learning disorder with impairment in reading
KW - Parents/guardians
KW - Special education teachers
KW - Intervention
KW - Cooperation
KW - Students’ success
KW - Perturbação da aprendizagem Específica com défice na leitura
KW - Pais/encarregados de educação
KW - Professores de educação especial
KW - Intervenção
KW - Colaboração
KW - Sucesso escolar
U2 - 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.342
DO - 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.342
M3 - Article
SN - 0872-556X
SP - 213
EP - 230
JO - Gestão e Desenvolvimento
JF - Gestão e Desenvolvimento
IS - 24
ER -