TY - BOOK
T1 - Um Caso de Implementação de Estratégias de Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula de Ensino Profissional, com Base nos Modelos das IM e Estilos de Aprendizagem
AU - Orvalho, Luísa Antónia de Vila Fernandes
PY - 2016
Y1 - 2016
N2 - A pedagogia transmissiva, com estratégias uniformizadoras e centradas no professor, tem-se mostrado desadequada às características diversificadas dos alunos que frequentam as escolas. A diferenciação pedagógica é uma abordagem que permite tratar os alunos conforme as suas necessidades, características e interesses, transcendendo o ensino que trata todos como se fossem um e exclui muitos alunos do acesso ao sucesso e conhecimento.
Apresenta-se um estudo de caso de gestão diferenciada do currículo numa aula de Área de Integração (disciplina da componente sociocultural do plano de estudos dos Cursos Profissionais, de nível secundário de educação), numa turma heterogénea, com base nos modelos de estilos de aprendizagem (EA) e das Inteligências Múltiplas (IM), realizado na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela (EPA). Os resultados do estudo mostram que a combinação dos EA e das IM numa gestão diferenciada do currículo propiciou melhores aprendizagens.
Palavras-chave: diferenciação pedagógica, estilos de aprendizagem, ensino profissional
AB - A pedagogia transmissiva, com estratégias uniformizadoras e centradas no professor, tem-se mostrado desadequada às características diversificadas dos alunos que frequentam as escolas. A diferenciação pedagógica é uma abordagem que permite tratar os alunos conforme as suas necessidades, características e interesses, transcendendo o ensino que trata todos como se fossem um e exclui muitos alunos do acesso ao sucesso e conhecimento.
Apresenta-se um estudo de caso de gestão diferenciada do currículo numa aula de Área de Integração (disciplina da componente sociocultural do plano de estudos dos Cursos Profissionais, de nível secundário de educação), numa turma heterogénea, com base nos modelos de estilos de aprendizagem (EA) e das Inteligências Múltiplas (IM), realizado na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela (EPA). Os resultados do estudo mostram que a combinação dos EA e das IM numa gestão diferenciada do currículo propiciou melhores aprendizagens.
Palavras-chave: diferenciação pedagógica, estilos de aprendizagem, ensino profissional
M3 - Book
SN - 9789727452057
BT - Um Caso de Implementação de Estratégias de Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula de Ensino Profissional, com Base nos Modelos das IM e Estilos de Aprendizagem
PB - Instituto Politécnico de Bragança
ER -