@inproceedings{bff7c3c6114b459ba70f868963a6cdd6,
title = "Um jogo s{\'e}rio para prevenir o bullying e promover a empatia",
abstract = "O bullying {\'e} um problema real e grave que acarretaseveras consequ{\^e}ncias para os jovens que se envolvem ouobservam estas situa{\c c}{\~o}es. Os Jogos S{\'e}rios t{\^e}m dado provas dasua efic{\'a}cia terap{\^e}utica em problemas na {\'a}rea da resolu{\c c}{\~a}o deconflitos, indicadora de um potencial ainda a explorar emabordagens destinadas a atenuar o problema da agress{\~a}o entrepares, na escola e fora dela. Neste artigo descrevemos um Jogo S{\'e}rio que tem como objetivopromover a empatia como meio de preven{\c c}{\~a}o do (cyber)bullying,ajudando as v{\'i}timas e os observadores destes epis{\'o}dios agressivosa aumentarem os seus conhecimentos e a treinarem diferentesestrat{\'e}gias, com vista a uma mudan{\c c}a de atitude e comportamento quando confrontados com este tipo de situa{\c c}{\~o}es. Apertin{\^e}ncia desta proposta assenta na elevada preval{\^e}ncia decomportamentos de bullying e na falta de efic{\'a}cia das interven{\c c}{\~o}es existentes. O jogo apresentado {\'e} port{\'a}vel para diversas plataformas(smartphone, tablet, PC), oferece flexibilidade na escolha doscen{\'a}rios e do papel a desempenhar durante o jogo. As decis{\~o}estomadas pelo jogador t{\^e}m efeitos evidentes nos n{\'i}veissubsequentes do jogo. A terapia/preven{\c c}{\~a}o com este jogo pode terlugar na escola ou em consult{\'o}rio, na presen{\c c}a do professor outerapeuta, mas {\'e} extens{\'i}vel para fora deste espa{\c c}o, pois o jogadorpode jog{\'a}-lo de forma aut{\'o}noma em qualquer lugar. Todas assess{\~o}es de jogo geram informa{\c c}{\~a}o que {\'e} registada numa base dedados para posterior an{\'a}lise. Implementou-se ainda umaAplica{\c c}{\~a}o de BackOffice integrada com o jogo, para apoiar oprofissional nas tarefas de monitoriza{\c c}{\~a}o dos jogadores. ",
keywords = "Bullying, Cyberbullyng, Jogo s{\'e}rio, Jogo de plataforma, Observadores, V{\'i}timas, Unity 3D, Bullying, Bystanders, Conflicts resolution, Platform game, Serious game, Unity 3D, Victims",
author = "C{\'a}tia Raminhos and Cl{\'a}udio, {Ana Paula} and {Beatriz Carmo}, Maria and Susana Carvalhosa and Candeias, {Maria de Jesus} and Augusta Gaspar",
year = "2015",
month = jul,
day = "28",
doi = "10.1109/CISTI.2015.7170404",
language = "Portuguese",
series = "2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015",
publisher = "Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc.",
booktitle = "2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015",
address = "United States",
note = "10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015 ; Conference date: 17-06-2015 Through 20-06-2015",
}