Abstract
O Ensino Clínico (EC) constitui um componente importante do Curso de Licenciatura em Enfermagem, pois o objetivo principal é a aquisição por parte dos estudantes de enfermagem (EE) das competências para o exercício da profissão. No entanto, podem-se encontrar várias dificuldades relacionadas com os contextos de prática clínica (CPC), sendo importante encontrar modelos de orientação em EC que favoreçam a aprendizagem dos EE. O livro incide sobre a pesquisa realizada acerca do processo de implementação de um modelo de orientação de EE em EC, designado de Serviço-Escola, baseado nas experiências de implementação das Dedicated Education Unit. Tratou-se de um estudo exploratório descritivo com recurso ao método do estudo de caso único com várias unidades de análise. Os resultados revelaram contributo positivo da presença dos EE para a equipa de enfermagem e para a melhoria global dos cuidados e, também, que a unidade dedicada ao ensino exige priorização da formação de modo contínuo e sistemático e uma atitude permanente de abertura à mudança. O trabalho será útil aos professores de enfermagem e aos enfermeiros dos contextos de prática que recebem EE em EC.
Original language | Portuguese |
---|---|
Publisher | Novas Edições Académicas |
Number of pages | 700 |
ISBN (Print) | 9783330749238 |
Publication status | Published - 2018 |