@inproceedings{ecdccae1c2f94670be432fef4c990f75,
title = "Pelos {\textquoteleft}jardins secretos{\textquoteright} de duas escolas com popula{\c c}{\~o}es estudantes semelhantes, mas com resultados acad{\'e}micos diferentes",
abstract = "H{\'a} um grande consenso cient{\'i}fico em torno da centralidade da escola e, em particular do professor, na qualidade das aprendizagens dos alunos, sendo as pr{\'a}ticas de ensino uma pe{\c c}a chave do sucesso escolar dos alunos. No entanto, a sala de aula ainda {\'e} um dos lugares secretos da maioria das escolas, {\'e} o jardim secreto, lugar com (muitos) mist{\'e}rios por desvendar. Conscientes que a sala de aula {\'e} o cora{\c c}{\~a}o da escola pretendemos perceber como {\'e} feita a planifica{\c c}{\~a}o, concretiza{\c c}{\~a}o e monitoriza{\c c}{\~a}o do processo ensino-aprendizagem e identificar as principais estrat{\'e}gias de ensino e os tipos de trabalho utilizados em duas escolas com resultados acad{\'e}micos diferentes, mas com contextos e popula{\c c}{\~o}es estudantis semelhantes. Aplicaram-se question{\'a}rios (professores e alunos), realizaram-se observa{\c c}{\~o}es de aulas e entrevistas semiestruturadas (professores), grupo de discuss{\~a}o focalizada (alunos) e analisaram-se resultados de avalia{\c c}{\~a}o dos alunos do 6.º e 9.º anos nas disciplinas de Portugu{\^e}s e Matem{\'a}tica. A partir da an{\'a}lise e interpreta{\c c}{\~a}o dos dados {\'e} poss{\'i}vel verificar que as duas escolas apresentam diferen{\c c}as na forma como planeiam e concretizam o processo ensino-aprendizagem. Em alguns aspetos, tornam-se evidentes contradi{\c c}{\~o}es entre o que os professores afirmam que fazem e o que foi observado e/ou {\'e} percecionado pelos alunos, evidenciando que a escola {\'e} um mosaico de vis{\~o}es, perce{\c c}{\~o}es e realidades.",
keywords = "Success, Process teaching-learning, Classroom, Sucesso, Processo ensino-aprendizagem, Sala de aula",
author = "S{\'i}lvia Amorim and Il{\'i}dia Cabral and Alves, {Jos{\'e} Matias}",
year = "2017",
month = jul,
day = "2",
language = "Portuguese",
isbn = "9789899948686",
pages = "468--488",
editor = "Joaquim Machado and Palmeir{\~a}o, { Cristina} and Cabral, { Ilidia} and Baptista, { Isabel} and Azevedo, { Joaquim} and Alves, {Jos{\'e} Matias} and Rold{\~a}o, {Maria do C{\'e}u}",
booktitle = "Educa{\c c}{\~a}o, territ{\'o}rios e desenvolvimento humano",
publisher = "Universidade Cat{\'o}lica Portuguesa",
address = "Portugal",
note = "II semin{\'a}rio internacional ; Conference date: 20-07-2017 Through 21-07-2017",
}