Abstract
A criação da RTP Internacional (1992) teve um impacto inegável no modo de fazer informação em Portugal. Difundidos em directo na RTP 1, RTPi e RTP África, o Jornal da Tarde e o Telejornal passaram a dispor de novos públicos-alvo. Ao analisarmos o conteúdo de um magazine semanal de informação destinado às comunidades portuguesa, esboçámos a(s) imagem(ns) de Portugal e da emigração vulgarizadas pela televisão pública não apenas junto dos telespectadores residentes no estrangeiro mas também no território nacional, uma vez que um número significativo de reportagens provém ou é utilizado pelos serviços noticiosos dos outros canais. Em síntese, a narração televisiva insiste no sucesso da diáspora além-fronteiras e no seu apego às origens, promovendo ainda para o exterior uma imagem do país assente na tradição e na modernidade. Em contrapartida, os magazines de informação produzidos pelas próprias comunidades consolidam os espaços de expressão específicos das diferentes microsferas públicas da diáspora.
Translated title of the contribution | "Wherever you are... the Portuguese world." Representations of Portugal and emigration in RTP International information |
---|---|
Original language | Portuguese |
Pages (from-to) | 215-229 |
Number of pages | 15 |
Journal | Comunicação e Sociedade |
Volume | 15 |
DOIs | |
Publication status | Published - 31 Oct 2009 |
Externally published | Yes |
Keywords
- Emigration
- National identity
- public television
- RTPi