TY - UNPB
T1 - Zippy
T2 - making de world a playground
AU - Silva, Susana C.
PY - 2015
Y1 - 2015
N2 - Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas procuram conquistar um lugar de destaque junto dos consumidores, recorrendo para tal ao talento de equipas multidisciplinares que lhes permitam obter uma vantagem competitiva claramente diferenciadora, numa envolvente em permanente mudança. Neste seguimento, a crescente aposta das empresas na internacionalização das suas marcas tende cada vez mais a ser alicerçada em propostas de valor fortemente alavancadas pela gestão do talento dos seus colaboradores e em propostas de valor consentâneas com as idiossincrasias dos vários mercados servidos. Deste modo, as insígnias procuram desenvolver e expandir a sua presença - e por conseguinte a sua escala - para mercados com elevado potencial e acentuado crescimento através das suas equipas de gestão, compostas por elementos com diferentes formações, abordagens, experiências e conhecimentos e através de um ajustamento permanente entre os seus recursos internos e a envolvente que a carateriza. Nesse sentido, o presente estudo de caso pretende demonstrar como uma empresa consegue acelerar o seu crescimento e consolidar a sua existência em diferentes geografias, tendo como base as sinergias resultantes da sua experiência em diferentes áreas e em mercados diversos. O estudo de caso foi realizado junto da Sonae SR, área de negócio de retalho especializado do grupo Sonae, mais concretamente sobre a Zippy, a unidade da empresa dedicada ao vestuário, calçado e artigos de puericultura para crianças dos 0 aos 14 anos. Desta forma, são estudados os elementos que compõem a estratégia de internacionalização da marca, não só em termos de seleção de mercados e modos de entrada, como também na necessidade de adaptação ou standardização das diferentes variáveis que definem o marketing mix da insígnia. Do mesmo modo, procuraram-se derivar conclusões que colocam em evidência a definição de objetivos por parte da marca, tendo sempre presente a necessidade de levar em atenção a experiência e o talento da uma equipa de gestão, enquanto recursos intangíveis de capital importância no processo, assim como a capacidade de adaptação à envolvente, em permanente transformação.
AB - Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas procuram conquistar um lugar de destaque junto dos consumidores, recorrendo para tal ao talento de equipas multidisciplinares que lhes permitam obter uma vantagem competitiva claramente diferenciadora, numa envolvente em permanente mudança. Neste seguimento, a crescente aposta das empresas na internacionalização das suas marcas tende cada vez mais a ser alicerçada em propostas de valor fortemente alavancadas pela gestão do talento dos seus colaboradores e em propostas de valor consentâneas com as idiossincrasias dos vários mercados servidos. Deste modo, as insígnias procuram desenvolver e expandir a sua presença - e por conseguinte a sua escala - para mercados com elevado potencial e acentuado crescimento através das suas equipas de gestão, compostas por elementos com diferentes formações, abordagens, experiências e conhecimentos e através de um ajustamento permanente entre os seus recursos internos e a envolvente que a carateriza. Nesse sentido, o presente estudo de caso pretende demonstrar como uma empresa consegue acelerar o seu crescimento e consolidar a sua existência em diferentes geografias, tendo como base as sinergias resultantes da sua experiência em diferentes áreas e em mercados diversos. O estudo de caso foi realizado junto da Sonae SR, área de negócio de retalho especializado do grupo Sonae, mais concretamente sobre a Zippy, a unidade da empresa dedicada ao vestuário, calçado e artigos de puericultura para crianças dos 0 aos 14 anos. Desta forma, são estudados os elementos que compõem a estratégia de internacionalização da marca, não só em termos de seleção de mercados e modos de entrada, como também na necessidade de adaptação ou standardização das diferentes variáveis que definem o marketing mix da insígnia. Do mesmo modo, procuraram-se derivar conclusões que colocam em evidência a definição de objetivos por parte da marca, tendo sempre presente a necessidade de levar em atenção a experiência e o talento da uma equipa de gestão, enquanto recursos intangíveis de capital importância no processo, assim como a capacidade de adaptação à envolvente, em permanente transformação.
KW - Internacionalização
KW - Marketing internacional
KW - Modos de entrada
KW - Marketing mix
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M3 - Working paper
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