A adaptação das revistas ao ambiente digital
: o caso da Time Out Portugal

  • Ana Rita Sousa Dias de Carvalho (Student)

Student thesis: Master's Thesis

Abstract

O presente relatório tem como objetivo aprofundar como é que a Time Out Portugal migrou da edição semanal em papel para o meio digital no qual residiu durante a pandemia. Pretende­se conhecer quais as ferramentas que possibilitaram este processo de migração para o online, analisar a presença digital da revista no site e redes sociais, perceber a pandemia como propulsora e apurar como a equipa lidou com as mudanças. Para compreender esta adaptação é pertinente reunir literatura sobre a economia dos media, o percurso do jornalismo digital, entender como as comunidades se relacionam e analisar o mercado nacional e no estrangeiro tendo em consideração a pandemia. É importante olhar para alguns meios de comunicação semelhantes de forma a contextualizar e retirar conclusões pertinentes. O estudo foi desenvolvido com base no estágio na equipa realizado entre novembro de 2020 e maio de 2021 (presencial e em teletrabalho), enquadramento teórico, dados das plataformas digitais e respetivas entrevistas à equipa Time Out e outros meios de comunicação relacionados.Os resultados da investigação apontam para o facto de a equipa ter lidado de uma forma positiva com a mudança sendo proveitosa e trazendo aprendizagens para o futuro da organização. No entanto, é de salientar que foi preciso ultrapassar obstáculos que ainda hoje podem ser um desafio para a Time Out Portugal.
Date of Award23 Feb 2022
Original languagePortuguese
Awarding Institution
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Magazine
  • Digital journalism
  • Social media
  • Online
  • Time Out Portugal

Designation

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Cite this

'