Produção do álbum Pontes
: relatório do projecto final de Design de Som : 2009/2010

  • João Miguel Andrade de Sottomayor Negrão (Student)

Student thesis: Master's Thesis

Abstract

Para este trabalho proponho-me a fazer uma reflexão sobre oprodutor musical. Para além de um ensaio teórico, este trabalho baseia-se num projeto que desenvolvi, no qual foi gravado um álbum a solo intitulado “Pontes”, concebido porFrancisco Rua. Neste trabalho será explorado, a partir de uma perspectiva teórica, amúsica e a sua estética, bem como o papel que esta tem vindo a desenrolar na nossasociedade ao longo dos tempos, e o papel de um produtor nos dias que correm. Isto serácomplementado pela descrição pormenorizada do papel que desempenhei na concepçãodeste álbum, sendo então descritas todas as etapas que permitiram a sua criação, desde aidealização à conclusão do projecto, passando também pelas preocupações que lheestiveram subjacentes.Penso que captar o melhor momento do artista, da melhor forma possível, é umdesafio aliciante. Será este o principal desafio do produtor: o materializar o pensamento eestética musical de um artista, num documento ou suporte, que permita a passagem desteregisto para sociedade. Para este tipo de registo é necessário uma boa pré-produção: sabercomo o artista se comporta durante a sua performance, saber como são as músicas que oartista cria, qual a estrutura e dinâmica que quer imprimir à música. Conhecer o artistaque se está a gravar é uma necessidade muito evidente, pois é num ambiente relaxado econfortável que o artista tem as melhores condições para criar a sua música. Visto que oestúdio é um ambiente bastante desagradável de trabalhar, onde a ausência dereverberação torna incómoda a presença nesse espaço, torna-se necessário saber comominorar este desconforto, para que o artista se sinta mais ambientado ao espaço. São estaspequenas subtilezas que permitem a diferença entre um take1 razoável, e um excelentetake. No entanto esta fase de pré-produção não engloba apenas isto. A pesquisa dasonoridade que se quer atingir também é importante. Assim, a fase de testes de gravaçãotoma um papel cimeiro, onde o produtor deverá pesquisar o melhor lugar para gravar, os microfones que quer usar e qual a sua configuração. Só após esta procura do “som ideal”é que se poderá proceder às gravações.Obviamente que todas estas competências técnicas tomam um papel bastanteimportante na vida de um produtor, no entanto não são as únicas ferramentas que devedominar. Como um produtor também desempenha um papel muito importante noprocesso criativo da música, deverá também dominar todos os aspectos estéticos eformais que englobam a concepção musical. O produtor deverá então, de acordo com oseu sentido estético e com a sua perspectiva de abordagem, fazer uma análise crítica daobra que se propõe a produzir para saber como poderá realçar a “mensagem” que o artistase propõe a fazer passar. Todas as decisões tomadas pelo produtor deverão serconscientes, e terão que ser tomadas de acordo com a visão do artista e do tipo de estéticaque o artista quererá explorar, mas também de acordo com a sua própria visão da música.O papel de um produtor poderá talvez ser comparado ao de um “conselheiro”, quenegoceia continuamente com o artista e introduz insights relevantes acerca da suaperspectiva da obra. Neste processo de negociação, ambas as partes expõem as ideias quetêm para a concepção do álbum. Avalia-se o resultado que cada um quer obter, parafuturamente se poder arranjar um consenso. É mediante este consenso entre as duaspartes envolvidas que um álbum pode ser feito, e neste caso, que o papel de um produtorpoderá ser produtivo.Para uma melhor compreensão sobre o papel de um produtor no mundo da músicao presente documento será então um elemento explicativo da produção de um álbumacústico, onde irão ser relatadas todas as decisões (desde a configuração da captura até àescolha dos temas) que permitiram a produção do álbum Pontes.
Date of Award2011
Original languagePortuguese
Awarding Institution
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Ferreira-Lopes (Supervisor)

Designation

  • Mestrado em Som e Imagem

Cite this

'