A imagem da mulher na obra de Sembène Ousmane: entre tradição e evolução.

Atividade

O objetivo deste artigo é demonstrar que Sembène Ousmane sempre se preocupou com a situação das mulheres na maioria dos seus romances, porque as mulheres representam a categoria social mais dominada e explorada em África na sua vida quotidiana. É através da sua obra, na segunda metade do século XX, que Sembène Ousmane abriu às mulheres africanas um horizonte de emancipação, uma sensibilização à mudança e a possibilidade de uma conscientização do futuro. Isto é tanto mais simbólico quanto o autor era um homem, ele próprio um africano.
O seu olhar está focado na mulher e a vida quotidiana (a mulher em casa, a mulher e o trabalho, a mulher e a ação politica, a mulher e o poder), na mulher e o casamento (as relações mulher/marido, o papel da mãe, a poligamia, o divorcio), na mulher e a religião (o peso da religião na vida das mulheres, a religião e o seu poder que intencionalmente culpabiliza, a nova geração e a nova conceção da religião).
Assim, traça um caminho para uma transição evolutiva da sociedade africana senegalesa. Para Sembène Ousmane, a tomada de consciência da mulher africana simboliza a "gênese" dos tempos vindouros.
Palavras-chave: Sembène Ousmane, literatura africana, mulheres, tradição, evolução social.
Período6 jul 2022
Título do evento11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11) Trânsitos africanos no mundo global: história e memórias, heranças e inovações. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 6 de julho de 2022 (ISBN: 978-989-8068-37-8)
Tipo de eventoConferência
LocalizaçãoLisboaMostrar no mapa

Keywords

  • Sembène Ousmane, literatura africana, mulheres, tradição, evolução social.