A utilização das TIC na aprendizagem dos estudantes de uma instituição de formação inicial de professores

Atividade: Orientações

A utilização das TIC no ensino superior está numa fase de grande desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi analisar o modo como as TIC são utilizadas pelos alunos da Licenciatura em Educação Básica de uma Instituição de Formação Inicial de Professores e a influência que exercem nas suas atividades de trabalho. Pretendeu-se que os estudantes demonstrassem como utilizam as TIC na licenciatura, bem como as suas experiências e dificuldades. Utilizámos uma metodologia mista, pelo que construímos instrumentos de recolha de dados, questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram objeto de uma análise quantitativa e qualitativa. Esta investigação fundamenta-se na abordagem do estudo do caso, pois refere-se ao estudo dos estudantes, no final do ano letivo de 2018/2019. A análise dos dados recolhidos sugere que existe ainda um número reduzido de estudantes que têm alguma dificuldade em utilizar as TIC numa Instituição de Formação Inicial de Professores e que existem alguns constrangimentos ao nível do equipamento disponível.
Período23 jul 2019
Realizado emUniversidade Católica Portuguesa
Grau de reconhecimentoMestrado

• TIC